05/07/2010

Sobre o técnico Dunga

Não deu tempo de saborear a derrota ou elaborar qualquer pensamento sobre a participação brasileira na Copa do Mundo 2010. A Globo foi rápida e estampou em todos os lugares: Dunga está fora, antes mesmo de o próprio técnico pensar sobre o assunto.
Ao tempo em que Dunga soube que estava fora, a Globo já perguntava: quem será o próximo técnico do Brasil. Isso é retaliação? Mais do que isso, é um aviso para os próximos técnicos ou personalidades, um manual de como se comportar diante da mal acostumada televisão global. E não foi só a Globo que decaptou Dunga, pois os patrocinadores também não gostaram de treinos fechados e ausência de entrevistas exclusivas. Afinal, eles não investem milhões para se esconder. E que fique bem claro: contrariou a Globo, ela corta sua cabeça. Não uma vez, mas muitas vezes, durante muitos dias, em muitas mídias. Até mesmo o fiasco de Felipe perdeu a importância. A Organização adora Balada do Louco dos Mutantes: "se eu posso pensar que Deus sou eu"...

NOTA 1: acho que também levo jeito para Mick Jagger. Foi só eu apostar na Argentina e Brasil na final, que as duas seleções caíram do mundial.

NOTA 2: mais uma vez a Globo ganha destaque pelo mundo. Desta vez, com a péssima edição de vídeo (que chamaram de reportagem ou sei lá o quê), sobre a seleção do Paraguai. Claro que essa não foi a primeira vez. Antes de a Copa começar, o fabuloso Globo Esporte já havia feito algo semelhante com a Argentina. E chamam essa porcaria de jornalismo esportivo.

NOTA 3: no mesmo dia que o Brasil perdia para Holanda, a Folha de São Paulo publicava pesquisa sobre a aprovação de Dunga pelos brasileiros: apenas 69% da população, segundo pesquisa. Fica a pergunta: de onde vem essa aparente raiva contra Dunga? Será a voz de um povo tão alegre e cordial como o brasileiro? Ou será apenas uma voz Global?

NOTA 4: o que adianta trocar o técnico e toda a equipe se o problema talvez esteja em outro lugar? Afinal, quem escolheu Dunga, cerca de 4 anos atrás, foi a CBF. Não estaria na hora de trocar a CBF também, inventar uma outra que fosse melhor?

NOTA 5: segundo a Folha de São Paulo, Dunga foi demitido por telefone. Segundo a Globo, pela internet. Mas tudo bem, não dá pra ter consenso em tudo.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.