Surgirá o VidaSemGlobo?

O Twitter é a nova "onda" dos navegantes da internet. Todo mundo está twittando . O Paulo Henrique Amorim passou o jogo do Brasi...

O Twitter é a nova "onda" dos navegantes da internet. Todo mundo está twittando. O Paulo Henrique Amorim passou o jogo do Brasil mandando mensagens sobre o jogo e o Galvão Bueno. Kaká foi flagrado twittando em pleno estádio, durante o mesmo jogo. Uma febre.


Dessa epidemia que se tornou o microblog, como é pejorativamente chamado o Twitter, surgiu um eficiente e revolucionário meio de comunicação. As mensagens, postadas nos blogs e sites, passaram a ser divulgadas através do Twitter. E o mais incrível, aconteceu. A Rede Globo de televisão foi afrontada pelos usuários do Pássaro Azul.

A campanha "Cala a boca, Galvão" não é apenas uma crítica ao mais importante locutor esportivo da emissora. Ela é mais ampla. Quando o técnico Dunga xingou o Alex Escobar na coletiva à imprensa, após o jogo contra a Costa do Marfim, os twitters foram à loucura. Dunga nunca foi tão apoiado pelo povo brasileiro quanto naquele momento. Milhões de mensagens de apoio ao treinador da Seleção surgiram no microblog e dessa vez o "Cala a Boca" teve outro alvo: Tadeu Schimdt. Mas agora com uma repercussão apenas nacional. O Tadeu ficou em 1º lugar no ranking do Twitter brasileiro, o TT BR (Trendings Topics - Brazil), sem direito a pedir música.

Concorrente bate recorde
Depois de mandar o Galvão e o Tadeu calarem a boca, os twitters foram além. Lançaram a campanha "Dia Sem Globo" onde os usuários deveriam assistir ao jogo entre Brasil e Portugal, dia 25 de junho de 2010, no canal concorrente: a Band. Mas ai, o sucesso e o fracasso andaram lado a lado.

O DiaSemGlobo fracassou. Fernanda Paes Leme entrou no TTs BR e chegou ao topo da lista. A bela atriz roubou a cena e o seu parentesco com o Galvão Bueno foi muito comentado. Além, é claro, da sua total ignorância futebolística nos comentários. Porém com um sorriso daqueles, quem precisa entender de futebol? A Globo conseguiu três pontos a mais de audiência em relação ao jogo anterior. Ou seja, os números e os comentários sobre a bela atriz, demonstraram o fracasso da campanha. Será mesmo?

A Band, única concorrente da TV aberta a transmitir os jogos da Copa, também teve um crescimento e bateu o recorde de audiência nessa Copa. A emissora do Luciano do Vale teve 13 pontos de audiência e em termos de share (porcentagem de televisores sintonizados dividido pelo número total de TVs ligadas) obteve o único número favorável. No primeiro jogo do Brasil, a Globo obteve 75% da audiência contra 17% da Band. No DiaSemGlobo a Vênus Platinada caiu para 67% contra 20% de TVs que ouviram a narração do Luciano do Vale.

Surgirá o VidaSemGlobo?


Longe de mostrarem uma queda vertiginosa da empresa que justifique o sucesso da campanha, os números ajudam apenas a chegar a uma conclusão. Surge uma nova forma de se expressar.

Nunca antes na história desse país, diria o presidente Lula, houve uma manifestação tão grande contra uma emissora. A Globo ainda lidera com folga. Mas agora a programação da emissora e suas atitudes passaram a ser questionadas de forma mais contundente e ampla. Bastou o Carlos Alberto de Nóbrega não tirar o chapéu para as novelas globais, no programa Raul Gil do SBT, e o seu nome surgiu no topo dos TTs BR com mensagens de apoio ao comediante da Praça.

Porém, existe o outro lado da moeda. A Rede Globo está sendo amplamente questionada e criticada. Com isso seu conteúdo não sai dos TTs BR e o Galvão apareceu até no New York Times, graças ao Twitter. É o efeito colateral de uma repercussão. O famoso: "Falem mal, mas falem."

Por isso, o DiaSemGlobo teve uma importância muito mais conceitual que numérica. Os internautas estão se mobilizando, demonstrando seus pontos de vista e aprendendo a fazer campanhas contra a mais importante emissora do país. A opinião pública não está sendo construída, como antes, nas reuniões de pauta da Central Globo de Jornalismo. O William Bonner não pode mais chamar seu público de Homer Simpson sem uma resposta imediata. E a resposta não vem a cavalo, mas sim, nas asas de um passarinho azul com 140 caracteres e na alta velocidade da banda larga.

Não é o Ibope que irá dar o veredictum sobre o DiaSemGlobo. Só o tempo dirá. Quem sabe surgirá em breve o #VidaSemGlobo? Afinal, como diria o mestre Bob Marley, "Se vocês são a grande árvore, nós somos o pequeno machado. Amolados para derrubá-la. Preparados para derrubá-la."

(Escrito por Erick da Silva Cerqueira)

COMMENTS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,43,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,9,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Surgirá o VidaSemGlobo?
Surgirá o VidaSemGlobo?
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/07/surgira-o-vidasemglobo.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/07/surgira-o-vidasemglobo.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy