18/08/2010

Bill Gates – Aprender é na Internet, esqueçam as Universidades

Durante a conferência Technonomy que se realizou em Lake Tahoe, Bill Gates afirmou que o futuro da educação terá como base a Internet e não nas Universidades ou outras escolas com o mesmo grau. Mais curioso que esta afirmação, foi o facto de Bill Gates ter referido que este cenário (futuro) chegará em menos de 5 anos.

Bill Gates:
“Em 5 anos os utilizadores vão poder encontrar as melhoras palestras (educacionais, semelhantes as aulas) de todo o mundo, e isso será melhor que qualquer Universidade isolada”, referiu Bill Gates.
Segundo a visão de Bill Gates, tal cenário acontecerá devido a duas questões essenciais:
* As Universidades tornar-se-ão muito dispendiosas para os estudante, especialmente para os estudante que tenham poucos recursos financeiros.
* Por outro lado, Bill Gates acredita que os livros universitários intimidam actualmente os estudantes, por exemplo livros de matemática com 300 páginas. Ele reforça que os orientais (asiáticos principalmente) possuem livros que possuem um terço do número total de páginas dos equivalentes ocidentais e mesmo assim os estudantes orientais, como cérebros, já estão a superar os estudantes ocidentais.
Fonte: pplware e HDSLR.

3 comentários:

  1. Emerson Sitta18/08/2010 10:05

    Tecnologia não garante aprendizagem. Este é um clichê dos estudos sobre Educação e Novas Tecnologias.
    É verdade, e devemos aceitar que a tecnologia transformou nossa maneira de ler o mundo. O que é bastante positivo. Mas não acredito que ela transformará a leitura de um pesquisador a respeito de um determinado tema.
    Não podemos viver apenas de informações, mas de questionamentos, embates, discussões e novas ideias. E isto se amplia apenas com a mediação de um professor.
    Portanto, é preciso buscar um equilíbrio.

    ResponderExcluir
  2. Dizer que a internet vai substituir a universidade é o mesmo que dizer que o kindle vai substituir o livro... Acho que o Gates quis polemizar apenas. Coloquei esse post apenas para abrir o debate, pois sinceramente, não acredito nisso. Imagine um sistema de ensino substituído apenas pela internet? Realmente, as universidades, principalmente as particulares, tem inúmeros defeitos, mas não abro mão de frequentar uma universidade. Para mim, o convívio humano é insubstituível, mas é certo que a internet facilita muito meus estudos e pesquisas.

    ResponderExcluir
  3. Pelo andar da carruagem ele tem toda razão. Esperamos que não venham cobrar o olha da cara como se faz na maioria das instituições de ensino em nosso país .
    Abraço

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.