20/08/2010

Será que a Globo odeia internet?

Para ler o que se segue é preciso ter em mente: quem aqui escreve quase não assiste televisão. Mas na qualidade de estudante de Comunicação Social e assim por diante, vejo o aparelho televisor algumas vezes, em horários e programas diferentes, apenas para manter-me informado sobre como desinformar.

O fato de eu raramente ver TV é culpa das próprias emissoras que são cada vez mais previsíveis, para dizer o mínimo. Nos últimos anos, a telinha mágica se repete com discursos previsíveis: basta ouvir as primeiras palavras que já se sabe quais são as últimas. Com exceção do Jornal Nacional, que mudou um pouquinho e já não ataca diariamente nosso presidente barbudo. Mas isso tem relação com a eleição e o candidato tucano que eles apoiam, que inclusive usa o nome de Lula em seu jingle de campanha.

Nesse ano de 2010, em minhas relações esporádicas com a televisão, algo me chama a atenção sobre a Globo. Desde janeiro, em jornais e diversos outros programas, só vi matérias e discursos falando mal da internet. Nem uma única frase expondo os benefícios da grande rede. Sempre se mostra os golpes, os males e tudo mais que pode lhe acontecer de ruim. Como já disse, sou um raro telespectador e, sendo assim, pode ser uma infeliz coincidência.

De qualquer modo, cabe-me uma pergunta simples: será que existe uma linha editorial na Globo contra a internet? Pessoalmente, não creio que possa ser verdade, afinal, a organização também se alimenta da rede mundial de computadores. O fato é que só vejo a Globo recomendar a Globo na internet, no mais, tudo pode ser maléfico, ruim, devastador, mentiroso e golpista. 

Aliás, segundo fontes sigilosas, a mídia que apoia Serra parece estar preparando um ataque aos blogues independentes que gostam de desvendar as farsas que, algumas vezes, circula por aí. Talvez digam que o governo petista financia esses blogues independentes e que os dados que comprovam a manobra está em algum dossiê. Sabe, mais um desses dossiês que ninguém viu, vê ou verá. Não sei. Talvez essas fontes sigilosas estejam mentindo e não haverá nenhum ataque. Talvez eu esteja louco e a Globo não odeie a internet além dos sites da Globo. Enfim, só o tempo responderá.

P.S.: depois do estágio, fui para a faculdade e de lá, para casa. O texto estava escrito mas só foi publicado tarde da noite. Como já era previsível, o tempo já respondeu e só agora vi a notícia do G1:

Serra diz que PT usa dinheiro público para manipular imprensa

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.