27/09/2010

Seis dias pra eleição e uma análise simbólica

Num blog do Estadão deu a notícia: No Twitter, Marina passa Dilma. A notícia refere-se ao número de seguidores das candidatas. No ranking geral, os três presidenciáveis, em número de seguidores, ficam assim:

1 - Serra
2 - Marina
3 - Dilma

O fato é que Serra está com sua imagem desgastada e mesmo com todo esforço da mídia tucana, não decolou. Agora apostam em Marina para tirar votos de Dilma e, quem sabe, levar a eleição para um segundo turno. Nessa tentativa de parir turno, o G1 dá uma aula simbólica. Veja a imagem:


Não é crime, nem factóide. Apenas uma tentativa simbólica de enterrar Dilma e parir um segundo turno. No centro da imagem (printscreen da página do G1 em 27/09) a notícia fala de Lula e Dilma fazendo encerramento. Ao falar de Serra, já aborda um 2º turno dependente de trabalho e verdade, dois conceitos surrados pela mídia nas últimas semanas como ausentes em Dilma. Depois, o G1 fala de Marina e que a polarização pode levá-la ao segundo turno (mas só depois que ela for empurrada para a segunda posição).

Fiquei em dúvida sobre a tal polarização que empurra Marina Silva e fui ao dicionário Michaelis fazer uma consulta. Em sociologia, significa:

"Situação observável nas concentrações populares quando a atenção de todos se volta para uma pessoa, idéia ou símbolo."

Nesse sentido, as pesquisas revelam uma polarização sim. Mas sobre Dilma e resolvida em primeiro turno. De qualquer modo, se a intenção é plantar um ainda inexistente segundo turno, a semente está lançada. Lembrando-se que ainda temos um debate na Rede Globo, na quinta-feira, que por si só, dispensa comentários. Quem sabe, na própria quinta, a mídia que anda um pouco quieta não solta mais uma bomba (factóide). É ver para crer.

2 comentários:

  1. Não se pode embarcar na canoa da direita e da extrema-direita, que fará tudo pra denunciar as conspirações inexistentes, em proveito próprio. Espero que o povo tenha maturidade nesse momento histórico. Quero ver esse debate.

    ResponderExcluir
  2. O Datafolha é o 1º instituto de pesquisa do país a colher um segundo turno, eplo menos em suas pesquisas...

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.