Sobre a campanha eleitoral 2010

SHARE:

O que definiu as últimas quatro eleições presidenciais foi a economia. Nesse ano de 2010, li muitos artigos dizendo que o povo brasileiro está mais consciente de suas posições políticas e que a mídia se daria mal ao tentar manipular informações e assim por diante. Prova disso seria a falta de eco do denuncismo midiático nas pesquisas.


De certo modo, em boa parte do mundo, o que determina a vitória numa eleição é o fator econômico. A crise econômica, em 2008, estourou nas mãos de Bush, o que permitiu eleger o candidato da oposição, Obama. Claro que a campanha realizada nas mídias sociais teve bastante eco, mas certamente não foi ela quem determinou o resultado. O povo norte-americano queria se ver livre da crise e Barack disse: "yes, we can".

No Brasil, o analfabetismo funcional de alguns políticos permitiu acreditar que a imitação da campanha de Obama nas mídias sociais seria vitoriosa. Erraram. Acreditou-se que o forte denuncismo de muitos factóides e poucos fatos faria a cabeça do povo mudar seu voto. Erraram novamente e tudo o que conseguiram foi sujar ainda mais a imagem política do país. O que mudou na estrutura política do Brasil?

Durante toda a campanha, quase nada se falou sobre projetos políticos. O debate que realmente interessaria ficou reduzido aos ataques e defesas pessoais. Isso é uma perda para quem acredita num futuro melhor e uma vitória para quem deseja que nada se altere num país de imensa desigualdade social.

Durante todo esse período eleitoral, candidatos de direita junto com a mídia millenium fizeram questão de exalar o cheiro de golpe. Nos bastidores da política, ao menos aqui no Rio de Janeiro, muitos intelectuais e ativistas sentiram o medo de um retrocesso democrático, ainda que por pouco tempo. Os ataques midiáticos foram tão vorazes que até pessoas de razão abandonaram a lógica momentaneamente e temeram um golpe. É quase certo que alguns setores da sociedade brasileira adorariam, mas é preciso de apoio internacional para que o absurdo se concretize. Nada é tão simples quanto parece.

Não consigo vislumbrar um projeto de país vitorioso sem a democratização da mídia no Brasil. Essa degeneração constante que se faz de valores é altamente prejudicial. Parte da população tupiniquim não crê na política: "são todos ladrões". Por isso prestam-se a votar em massa em candidatos aburdos para deputado federal e estadual. Para presidente, não vão arriscar perder o avanço econômico.

A mídia hegemônica não debate projetos sociais, não oferece espaço aos movimentos sociais, não prioriza a educação nem coloca assuntos em questão. Apenas acusa, denigre, mancha e finge ser imparcial. Sem repensarmos a mídia, será difícil conquistarmos qualquer autonomia e avanço.

Muito provável que a eleição presidencial seja definida em primeiro turno, mas o desgaste político e midiático no Brasil foi imenso. Pouco ou nada restará de credibilidade para os políticos e mídia hegemônica no país do carnaval.

COMMENTS

BLOGGER: 2
  1. Emerson Sitta30/09/2010 15:22

    Eu vejo a mídia hoje, infelizmente ou felizmente, com um poder maior que a própria justiça. O caso da ministra da Casa Civil, por exemplo, não há nenhuma denúncia da justiça ou de qualquer partido. É agora, a partir da denúncia de uma revista que tudo será investigado.

    Se a justiça ou os fiscais do governo não conseguem detectar nenhuma irregularidade, por que a mídia consegue?

    Em quem nós devemos confiar? Na justiça que é lenta ou na mídia que é imediata?

    Fazer denúncias não é papel da mídia?

    Como podemos equacionar, equilibrar a mídia que presta com a mídia que não presta?

    Afinal, o que é essa tal liberdade de imprensa?

    Quem é que pode ser contra a mídia? Quem pode fiscalizá-la? Cidadãos bem educados, talvez? Eu penso tanto, falo tanto para meus alunos sobre isso, sobre exemplos, sobre transformar, revolucionar. Falo que a língua é poder, mostro, provoco. Mas estou esperando. É difícil lutar contra um sistema de idiotização que existe há séculos. Às vezes penso que não há mais nada a fazer. Muitas vezes não consigo entender a vontade do povo. O mesmo povo que eu formo, que formamos no nosso trabalho.

    ...

    ResponderExcluir
  2. Belíssimas palavras meu caro. Acredite, a situação é grave e merece mobilização. Acaba de ter uma tentativa de golpe em Equador. O cheiro aqui ainda é forte...

    ResponderExcluir
DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.

Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,17,Arte,21,Arte Digital,16,Artigos próprios,106,Artigos reproduzidos,286,Biografias,2,Cinema,11,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,12,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,124,Educar,31,Ensaios,14,Entrevistas,44,Fabio Nogueira,25,featured,4,Fotografia,46,Games,3,HQ,16,In Memoriam,4,Informe,1,Jornais,28,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,41,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1304,Música,119,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,61,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Poesia,41,Política Carioca,144,Política Internacional,344,Política Nacional,1035,Q tem pra V,98,Rádio/TV,31,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,24,tattoo,5,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,58,Web,46,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Sobre a campanha eleitoral 2010
Sobre a campanha eleitoral 2010
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/09/sobre-campanha-eleitoral-2010.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/09/sobre-campanha-eleitoral-2010.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy