27/09/2010

Tiririca e os votos de protesto

Tiririca ganhou notoriedade nas eleições de 2010. O simpático humorista pode fazer 1 milhão de votos e fortalecer a legenda de seu partido, o PR. Na verdade, o maior beneficiado nesse caso é o partido, que aumenta seu poder com uma votação histórica, puxando com ele muitos outros candidatos. Falha da legislação eleitoral tupiniquim.
 
A democracia garante a participação de Tiririca, Mulher Pêra, Romário e tantos outros na eleição. Os partidos se interessam no aumento da legenda que essas personalidades trazem. Mas saber as atribuições de um deputado federal ou redigir uma lei parece uma questão menor nesses casos. Existe a desconfiança , por exemplo, de que Tiririca não saiba ler e escrever. Caso isso seja comprovado, os votos que seriam de Tiririca vão para o partido, para a legenda, ou seja, de qualquer modo compensa.
.
Culpa dos partidos? Sim, porque só têm olhos para o crescimento de sua legenda. Culpa da lei? Sim, porque não se preocupa em fazer uma seleção para quem está apto ou não a assumir o cargo. Culpa do povo? Sim, porque chama essa atitude impensada de "voto de protesto". Parte da população brasileira, acostumada a não crer na política, por falta de uma educação de qualidade e até mesmo por insistência noticiosa da mídia, acha que isso é protestar. Os efeitos desse protesto podem ser vistos numa sociedade amplamente desigual e precária em infraestrutura, educação, saneamento, habitação e impostos elevadíssimos.
.
Caso você, caro leitor, queira assumir um cargo público, terá de estudar para prestar uma prova de concurso e mostrar que sabe muito mais do que irá precisar para exercer sua função. Agora, caso você queira ser deputado federal, basta seguir a maioria das celebridades e ter menos atributos que o necessário para assumir o cargo. Aos eleitores que desejam utilizar o "voto de protesto", segue abaixo um vídeo essencial:

2 comentários:

  1. É isso que ele vai fazer, puxar muitos e muitos votos para o partido. E pena de nós eleitores que fará um abestato deputado.
    HORÍVEL!!!

    ResponderExcluir
  2. abestado é o povo que vota em outro abestado.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.