TV completa 60 anos mas segue desregulada

Neste sábado (18/9) a televisão completa 60 anos de atividades no Brasil. Tudo começou por obra e graça do visionário Assis Chateaubriand,...

Neste sábado (18/9) a televisão completa 60 anos de atividades no Brasil. Tudo começou por obra e graça do visionário Assis Chateaubriand, então controlador dos Diários Associados, à época o mais poderoso grupo brasileiro de mídia, dono de uma rede de jornais, revistas, agência de notícias e de propaganda, e emissoras de rádio a cobrir praticamente todo o país.
  
A pioneira TV Tupi começou a operar em São Paulo, em 1950. [No velho fragmento de um filme de 16mm exibido abaixo, captado no dia da inauguração, Assis Chateaubriand aparece por um átimo, de terno branco, discursando.


De lá para cá o meio televisão só fez ampliar a presença no Brasil, sobretudo a partir da decisão estratégia dos primeiros governos do regime imposto em 1964 no sentido de integrar o país por microondas, então uma tecnologia avançadíssima. Se a iniciativa tinha fortes implicações nas políticas de segurança nacional, prioritárias naquele momento, por outro lado suscitou um salto notável nas telecomunicações brasileiras. 

A TV Globo já estava constituída e iniciava sua expansão nacional com base na infraestrutura disponível. A emissora havia sido instalada no Rio, em 1965, e o Jornal Nacional, primeiro telejornal transmitido em rede nacional, estreou em 1º de setembro de 1969, apresentado por Hilton Gomes e Cid Moreira. "O Jornal Nacional da Rede Globo, um serviço de notícias integrando o Brasil novo, inaugura-se neste momento: imagem e som de todo o Brasil", disse Gomes, na abertura do programa.

Dali em diante, para resumir ao exagero uma história de sessenta anos, o que se viu foi a transformação da televisão em mídia hegemônica no país, presente na quase totalidade dos lares brasileiros.

Pauta ausente
Cresceu e – malgrado ser uma concessão pública – converteu-se em negócio muito lucrativo, tanto do ponto de vista material como simbólico. A televisão vende produtos, dita comportamentos, produz cultura, pode pautar o debate público, eleger políticos e assassinar reputações. E se no Brasil estabeleceu um padrão de qualidade formal reconhecido internacionalmente, de outra parte não se tem aqui possibilidade alguma de comparação com os níveis de regulação a que esta mídia está submetida na maioria dos países democráticos. As normativas atinentes à televisão expressas na Constituição promulgada em 1988, em especial as consignadas no Artigo 221, até hoje esperam por regulamentação.

A televisão brasileira chega aos sessenta anos carregando o DNA do seu fundador, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo (1892-1968), jornalista e empresário a quem sempre foi simpática a ideia de que os fins justificam os meios. Assim ele construiu um império. Saiu de cena, mas a mídia que implantou gerou novos impérios, vitaminados pelos anos do "milagre brasileiro", pela vocação ao monopólio e por uma legislação sempre condescendente. 

A propriedade cruzada dos meios de comunicação no Brasil é uma festa, a regulação nessa área ou é anacrônica ou inexiste. Um tema, aliás, ausente do discurso dos principais candidatos às eleições deste ano. E da imprensa que cobre a campanha eleitoral.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,43,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,9,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: TV completa 60 anos mas segue desregulada
TV completa 60 anos mas segue desregulada
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/09/tv-completa-60-anos-mas-segue.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/09/tv-completa-60-anos-mas-segue.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy