Partido Verde francês declara apoio a Dilma e diz que é única forma de avançar debate ecológico no país

Membros do Partido Verde da França declararam nesta semana, através de uma carta, apoio à candidata a presidência da República do Brasil Di...

Membros do Partido Verde da França declararam nesta semana, através de uma carta, apoio à candidata a presidência da República do Brasil Dilma Rousseff. Deputados, senadores e dirigentes do partido afirmam que “a manutenção da esquerda no poder é a única possibilidade real de fazer avançar a causa ecológica no país".
 

O documento que enaltece a figura de Marina Silva, considerando-a peça fundamental para colocar questões ecológicas na pauta das eleições presidenciais, explicita a adesão à candidatura de Dilma:
 
“Desejamos, através deste manifesto, expressar nossa inquietação. Algumas personalidades como Gilberto Gil, mesmo afiliado ao Partido Verde, pedem votos à Dilma sem ambiguidade. E nós compartilhamos desta posição”.

Para eles, as campanhas anônimas na internet que denunciam Dilma por terrorismo e  bandidagem por ter participado na luta contra o regime militar, pelo qual foi torturada, e as acusações de que a candidata petista é favorável ao aborto - mesmo que esta questão não faça parte de seu programa – não devem ocupar o espaço do debate das propostas políticas e impedir que os eleitores reconheçam José Serra como um candidato de direita e não um social democrata de centro.
 
“Por trás dele, a direita brasileira vem mobilizando tudo o que há de pior em nossas sociedades: preconceitos sexistas, machistas e homofóbicos, junto com interesses econômicos mais escusos e míopes. A direita sai do porão”, acrescenta a carta.

Os signatários do documento,  entre os quais estão Dany Cohn Bendit, co-presidente do grupo parlamentar de deputados verdes no Parlamento Europeu; Yves Cochet, deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente da França; Philippe Lamberts co-presidente do Partido Verde Europeu e Jérôme Gleizes, dirigente da comissão internacional do mesmo partido acreditam que a mobilização da direita está completamente ligada aos interesses do agro-negócio, o que representa uma ameaça ao meio ambiente.
 
Sendo assim, uma possível vitória da direita, representaria o triunfo do complexo agro-industrial e dos céticos em matéria de aquecimento global, apesar do tema ter sido tratado de forma ambígua no governo Lula. Ou seja, para eles a vitória de Dilma seria o primeiro passo para uma guinada em direção à revisão do estatuto da floresta que começou a limitar a devastação na Amazônia e no Mato Grosso, e na garantia dos direitos indígenas e suas reservas.
 
Mesmo com tais convicções, o PV francês não critica Marina Silva por sua abstenção no apoio à esquerda brasileira. De acordo com a carta, a atitude é “compreensível”, já que anteriormente Marina entrou em conflito com Dilma e com o Partido dos Trabalhadores, do qual também já fez parte.
 
Mesmo assim, a carta insiste que diante das atuais circunstâncias do Brasil, Dilma Rousseff é a pessoa mais adequada para fazer avançar efetivamente a questão ecológica no país. “Já vimos no que se tornou a Grenelle [acordos sociais propostos pelo Ministério do Meio Ambiente francês que deram fim as greves e conflitos de maio de 1968, que paralisaram o país] na França com a direita”, conclui o documento.

Leia na íntegra a carta do Partido Verde francês

(Publicado no Opera Mundi)

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Partido Verde francês declara apoio a Dilma e diz que é única forma de avançar debate ecológico no país
Partido Verde francês declara apoio a Dilma e diz que é única forma de avançar debate ecológico no país
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/10/partido-verde-frances-declara-apoio.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/10/partido-verde-frances-declara-apoio.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy