13/11/2010

O combustível que move o Brasil

A Petrobras é uma das maiores empresas do país, mas suas atividades nada tem a ver com o título desse artigo. O combustível que move o Brasil é a estupidez em fluxo contínuo. Somente nos últimos meses, vários setores de nossa sociedade jorraram suas verborragias enfurecidas e irracionais. Algumas verborragias sumiram, como foi o caso do aborto. Outras persistem, como o movimento contra os nordestinos.

A estupidez é o grande insumo brasileiro que transborda de muitos cidadãos e movimenta a política, a economia, o atraso, o conservadorismo, o fundamentalismo, a falta de educação e a própria estupidez. Nesse sistema de retro-alimentação, os estúpidos aprenderam com revistas como a Veja e veículos midiáticos como a Folha e o Globo os argumentos necessários para não estruturar um diálogo. Aprenderam a gritar mais e mais alto suas frases de efeito que pouco contribuem com qualquer espécie de pensamento.

Os fatos não importam., Os dados, o pensamento estrutural, a tensão entre idéias diferentes, a abertura e a liberdade também não têm importância. Só vale gritar o tempo todo o seu furor desenfreado e irracional. Vale ofender, rotular, mistificar, denegrir, xingar, qualquer coisa, menos ouvir e construir. Sim, pois para essa gente só interessa o que essa gente pensa e diz. Vociferar em coro é a palavra de ordem. O resto eles rotulam para não ter que debater. Sinceramente, esse tipo de impostura cansa, mas a intenção é exatamente esta: vencer pelo cansaço e pelo barulho. Som e fúria embalam a mídia e a elite brasileira. 

A estupidez é o combustível dessa gente, mas eu fico mesmo com os pensadores. Salve Edgard Morin, Deleuze, Foucault, Leonardo Boff, Chico Buarque, Marcelo Mirisola, Eduardo Guimarães, Ivo Lucchesi e muito mais. Muito mais. O Brasil é maior que esse barulho todo, é maior que esse combustível.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.