O diabo está para a igreja assim como o medo está para nossa sociedade

Costumo dizer que uma das maiores invenções da humanidade foi o diabo, pois a criação de um mito como esse permitiu a dominação inquestionáv...

Costumo dizer que uma das maiores invenções da humanidade foi o diabo, pois a criação de um mito como esse permitiu a dominação inquestionável de séculos e séculos sem pausa. Hoje, o capeta já não causa o mesmo furor de antes, pois desde a invenção de Gutenberg, algo importante tem acontecido no mundo: a disseminação de informação.

O fato é que séculos após, o sistema de dominação social não desapareceu, apenas se transformou. A igreja não é mais o centro do universo, mas ainda exerce enorme influência. O mito do demônio já não causa espanto em todos e também se alterou. Atualmente, o medo ocupa seu lugar, pois não possui posição religiosa, social ou ideológica e pode facilmente atingir qualquer pessoa que dispense temporariamente o pensamento.

O medo é um sentimento importante, pois nos ajuda a sobreviver e a evitar certos perigos, mas não deve nunca ser o único motor de nossas ações. Toda situação vivida deve estar amparada por diversas informações, pois as diferentes idéias nos ajudam a formar um pensamento próprio e afastar o medo.

O diabo representa para a igreja uma forma eficiente de controle, sem qualquer tipo de questionamento. Não se deve transar antes do casamento, diz a igreja, caso contrário sua alma irá pro inferno, pois isso é pecado. Perceba que nesse dogma não há qualquer espécie de pensamento ou possibilidade de abertura: é assim porque é assim.

Em nossa sociedade o medo representa também uma forma eficiente de controle. A pandemia da gripe suína, num passado recente, é um exemplo. Não era exatamente uma pandemia como chegou a noticiar a Folha de São Paulo na época, mas ajudou muito a se vender remédios em escala ensandecida e a enriquecer muito mais seu único fabricante. Se a disseminação do vírus da gripe foi uma armação ou não, pode render enormes debates, mas o fato é que o modo sensacionalista e amedrontador usado pela mídia para noticiar foi decisivo para abolirmos o pensamento e comprarmos remédio sem questionar. Bingo.

A violência na atualidade é outro tema gerador de muitos medos e mais uma vez, aparece a mídia sensacionalista contribuindo. A população amedrontada se afasta de seu semelhante, não se permite dialogar e apavorada, acaba sendo conivente com políticas ridículas e ineficientes de combate ao crime. No Rio de Janeiro a UPP é um exemplo disso, uma política paliativa que apenas altera a geografia do crime e obriga os criminosos a criarem outros modos de ganhar dinheiro, um quesito no qual os bandidos cariocas são bem sucedidos. O medo do povo e a ausência de uma análise mais profunda fez com que o governador Sérgio Cabral fosse reeleito com uma votação histórica. O que faltou e ainda falta é um debate público e social sobre essa política de segurança, pois a cada dia que passa, vejo aumentar outros tipos de crimes na capital.

A população, de modo geral, não está preocupada em dar condições dignas aos moradores de comunidades pobres. Normalmente, ela só quer ir ao shopping gastar seu salário sem nenhum tipo de infortúnio, custe o que custar, como gente pedindo dinheiro ou um bandido lhe roubando. Assistindo ou lendo jornais, a gente só consegue aumentar o nosso pavor. Debater possíveis soluções plausíveis não faz parte da agenda midiática, pois ela pensa e decide por nós, assim como os políticos, grupo no qual se encontra muitos proprietários de veículos de comunicação ou empresários. Essa gente ocupa hoje o lugar que a igreja ocupava na idade média e o diabo se diluiu em medo.

Num cenário social onde o medo ocupa um lugar central como fator de dominação, a comunicação libertária deve ser vista como um demônio e se não é possível controlar as pessoas apenas com reportagens disseminadoras de medo, usa-se mesmo a lei. Nesse ponto entra tentativas como o AI-5 digital, que segue em tramitação no Congresso Nacional, ou o ACTA (Acordo Comercial Anti-Contrafação). 

Quando o terrorismo psicológico é insuficiente para evitar que façamos sexo só por prazer, é preciso criar ferramentas mais opressoras. Nesses casos, a grande mídia fica em silêncio, pois só podemos ter noção da opressão quando somos minimamente informados ou você já viu alguma reportagem no Jornal Nacional sobre o AI-5 Digital ou o ACTA?

Manuel Castells, em entrevista para o El Pais, em 2008, definiu bem a relação entre poder, medo e comunicação: "A velha sociedade tem medo da nova, os pais dos seus filhos, as pessoas que têm o poder ancorado num mundo tecnológico, social e culturalmente antigo do poder que lhes abalroa, que não entendem nem controlam e que percebem como um perigo. E no fundo é mesmo um perigo. Porque a Internet é um instrumento de liberdade e de autonomia, quando o poder sempre foi baseado no controle das pessoas por meio do controle da informação e da comunicação. Mas isto acaba. Porque a Internet não pode ser controlada". Saudações para quem tem coragem de viver num mundo com menos medo e mais informação e pensamento. Seja bem-vindo.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: O diabo está para a igreja assim como o medo está para nossa sociedade
O diabo está para a igreja assim como o medo está para nossa sociedade
http://4.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/TN6hXwA2WAI/AAAAAAAABsQ/4OVJZkW0I_s/s200/legiao-de-demonios.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/TN6hXwA2WAI/AAAAAAAABsQ/4OVJZkW0I_s/s72-c/legiao-de-demonios.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/11/o-diabo-esta-para-igreja-assim-como-o.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/11/o-diabo-esta-para-igreja-assim-como-o.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy