Padrão Globo de dualidade - o filme

Cena 1 Li um artigo criticando as confusões criadas por uma matéria do jornal O Globo ao se referir ao filme Bruna Surfistinha . A matéria ...

Cena 1

Li um artigo criticando as confusões criadas por uma matéria do jornal O Globo ao se referir ao filme Bruna Surfistinha. A matéria não deixava claro se falava da personagem Bruna, de Raquel - nome verdadeiro de Bruna - ou de Deborah, a atriz que interpretou Raquel que ganhou o nome de Bruna. Em vários momentos durante o texto, a confusão é amplamente explorada.

Cena 2

Ontem, assistindo ao carnaval carioca transmitido pelas organizações Globo, minha mulher pergunta: qual o motivo de dois "jornalistas esportivos" apresentarem o desfile? Penso: será que é pelo simples motivo de o carnaval se parecer com uma maratona que exige preparo físico ou pelo jornalismo esportivo se assemelhar, o tempo todo, com uma cobertura carnavalesca?

Cena 3

Semana passada, em mais uma conversa com minha mulher, questiono: você já reparou que cerca de 95% dos filmes que a rede Globo transmite são norte-americanos, muitos deles repetidos inúmeras vezes? Ela respondeu que sim e replicou: qual o motivo? Eu disse: imagino que seja uma política de comunicação iniciada na ditadura militar, um período no qual quase nada se podia falar do Brasil. A política de alienação global fez sucesso.As únicas vozes pelas quais o Brasil escoa na Globo são as novelas, os jornais e os jogos de futebol, com mais ênfase para novelas e futebol. É nisso que o brasileiro se "reconhece". Por isso temos memória fraca, não somos autores de nossa história e somos, em maioria, apenas replicantes de um discurso pré-moldado.

Cena 4

Por qual motivo um povo reconhecidamente conservador, como o povo brasileiro, está indo tanto ao cinema para assistir o filme da Bruna Surfistinha, que já fez muito sucesso com seus livros e blog? Será que o brasileiro é hipócrita e só mantém o conservadorismo nos discursos ou frequenta o cinema como quem vai para um culto religioso de recuperação dos degradados?

Cena 5

Mais de 500 mil pessoas foram mortas nos últimos 10 anos em solo brasileiro. O fato de a esmagadora maioria de 67,1% ser negra comprova (ou não) as teses lançadas por Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo, no livro Não Somos Racistas? Ou essa é mais uma confusão, como a descrita na Cena 1, com intuito claro de confundir e alienar o cidadão como descrito na Cena 3? Será que todo o jornalismo se transformou no carnaval da Cena 2? Ou simplesmente somos hipócritas, como na Cena 4?

Conclusão

Esse filme ainda não teve seu final escrito. 

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Padrão Globo de dualidade - o filme
Padrão Globo de dualidade - o filme
https://lh4.googleusercontent.com/-cOyzIFFBq74/TXcB2uTq8lI/AAAAAAAABxE/gZy_bu1OEI4/s200/caras-de-susto.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-cOyzIFFBq74/TXcB2uTq8lI/AAAAAAAABxE/gZy_bu1OEI4/s72-c/caras-de-susto.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2011/03/padrao-globo-de-dualidade-o-filme.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2011/03/padrao-globo-de-dualidade-o-filme.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy