CÓDIGO FLORESTAL - As manobras diversionistas

Por Luciano Martins Costa - O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) declarou – e quase toda a imprensa engoliu a história – que ele havia recuado...

Por Luciano Martins Costa - O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) declarou – e quase toda a imprensa engoliu a história – que ele havia recuado no projeto de mudanças do Código Florestal, passando a admitir a manutenção de margens mínimas de 30 metros de matas para proteção de rios. A notícia havia sido divulgada no domingo (1/5) pelo Globo e foi confirmada na segunda-feira pelos outros jornais. Nas edições de terça (3), todos os jornais repetem a lenga-lenga, que no entanto não convence os ambientalistas.

O relatório de Aldo Rebelo não pode ser aprovado simplesmente porque não tem base científica. É uma confusa mistura de conceitos que tem como objetivo claro reduzir as exigências para a defesa do patrimônio ambiental.

Uma curta entrevista publicada pelo Estado de S.Paulo, que ouviu o engenheiro agrônomo Alceo Magnanini, de 85 anos, revela mais sobre o projeto do que dezenas de reportagens contando o vai-e-vem de Aldo Rebelo. O veterano ambientalista, que foi um dos autores do Código Florestal original, criado entre 1963 e 1965, afirma que o relatório do deputado Rebelo é um atentado à soberania nacional.

Sem contexto

Um resumo publicado pela Folha de S.Paulo ajuda a entender as mudanças propostas pela bancada ruralista, interessada em ampliar indefinidamente as fronteiras agrícolas. O agrônomo Magnanini argumenta que o Brasil não precisa expandir as áreas de plantio, mas intensificar os processos de produção.

Outro detalhe abordado na entrevista é a discussão aceita pela imprensa, em torno da formação das matas ciliares. Ele observa que a questão não é plantar árvores ao longo dos cursos d’água, mas restaurar as florestas.

Em praticamente todo o noticiário, a imprensa tem entrado no debate sobre a proposta de reduzir de 30 para 15 metros ou menos as faixas de matas para proteção dos rios, presente no texto de Rebelo. Mas a questão central, lembrada por Magnanini, é a recuperação das florestas, com toda sua complexidade biológica. Só as florestas podem proteger da erosão as terras agriculturáveis.

Trata-se, no fim das contas, de proteger os próprios agricultores de sua insensatez, e com isso preservar o interesse nacional.

Ao dar a palavra aos protagonistas dessa disputa, a imprensa deveria contextualizar cada um deles, revelando o histórico de cada grupo de interesse e suas ações sobre o território nacional.

Os debates não deveriam ser liderados por um parlamentar que não sabe diferenciar um pé de alface de uma samambaia e que foi financiado pelas forças conservadoras que tradicionalmente desprezam o patrimônio ambiental do país.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,7,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,32,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,87,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,17,Poesia,40,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,56,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,13,Vídeos,43,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: CÓDIGO FLORESTAL - As manobras diversionistas
CÓDIGO FLORESTAL - As manobras diversionistas
http://2.bp.blogspot.com/-JiiK3OjErDg/TbL5NiIzCeI/AAAAAAAAIjc/gEddcxGUDBE/s400/amata4.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-JiiK3OjErDg/TbL5NiIzCeI/AAAAAAAAIjc/gEddcxGUDBE/s72-c/amata4.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2011/05/codigo-florestal-as-manobras.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2011/05/codigo-florestal-as-manobras.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy