26/06/2011

Brasil: Uma História Inconveniente

A cultura de um povo não é algo que se possa mudar da noite para o dia. Muitas vezes, ela persiste em nós através de séculos, mudando suas formas, mas continuando essencialmente igual. Tendo isso em mente, você deve assistir o documentário Brasil: Uma História Inconveniente. Dividido em 4 partes, ao final de cada vídeo aparecerá a continuação em ordem.


Do blog Sociologia online:
Enquanto todo o mundo conhece a história da escravidão nos EUA, poucas pessoas percebem que o Brasil foi, na verdade, o maior participante do comércio de escravos. Quarenta por cento de todos os escravos que sobreviviam à travessia do Atlântico eram destinados ao Brasil, quando apenas 4% iam para os EUA.
Chegou uma época em que a metade da população brasileira era de escravos. O Brasil foi o último país a abolir a escravidão, em 1888.
O documentário tem depoimentos dos historiadores João José Reis, Cya Teixeira, Marilene Rosa da Silva; do antropologista Peter Fry e outras pessoas que contam os efeitos de séculos de escravidão no Brasil de hoje. Este é um importante documentário sobre a história dos negros, história africana e estudos latinoamericanos.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.