Folha, Estadão e O Globo: batalhões midiáticos do Bope

Muito se diz que a mídia dominante é reprodutora dos discursos das elites, e a publicação acrítica de releases policiais é uma demonstração ...

Muito se diz que a mídia dominante é reprodutora dos discursos das elites, e a publicação acrítica de releases policiais é uma demonstração quase diária dessa lógica. O apoio a ações repressivas contra a população pobre é uma forma de luta pela manutenção da hegemonia das elites. O Estado presente como agente repressivo é o sonho da mídia dominante para as favelas brasileiras, é a exclusão armada, a situação de guerra como pretexto para a dominação violenta, para a eliminação da pobreza através da eliminação das pessoas.

Na madrugada de quarta para quinta-feira (23), uma ação do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o famigerado Bope, acabou na morte de oito pessoas no Morro do Engenho, na Zona Norte do Rio. Os sites dos jornais O Globo, Estadão e Folha de S. Paulo noticiaram o caso, todos da mesma forma: através de releases da assessoria de imprensa do Bope.

São duas as fontes que as três notas citam: a “Polícia Militar” e o comandante da unidade do Bope responsável pela ação, Alexandre Fontenele. Segundo os sites, as mortes teriam acontecido durante confronto com a polícia. Feridos, os supostos traficantes teriam sido levados ao hospital, mas nenhum sobreviveu. Em nenhuma das notas há qualquer questionamento sobre o fato de que, com oito pessoas que teriam trocado tiros com a polícia, foram apreendidas apenas sete armas. Ou seja, ainda que toda a versão da polícia seja verdadeira, ao menos um dos mortos estava desarmado. Fora a estranheza de todo o resto.

Há ainda a comentar as escolhas dos títulos e chamadas. O título do O Globo diz que “Traficantes são mortos em ação (…)”, mas seu texto abre com “Oito suspeitos foram mortos (…)”. A chamada da Folha é “Operação do Bope acaba em confronto e deixa oito mortos”. Sobre os textos, no Estadão, em sete parágrafos, há seis vezes “segundo fulano” ou “de acordo com fulano”, sendo que fulano é sempre o Bope, seu comandante ou sua assessoria. Na Folha, isso acontece três vezes em cinco parágrafos. No O Globo, três vezes em sete parágrafos.

Toda a notícia é, nos três casos, construída a partir das informações prestadas pelo Bope. Não só não há qualquer outra fonte, como também não há qualquer investigação jornalística ou qualquer preocupação com o factual. Teria, estaria e outros verbos conjugados no duvidoso Futuro do Pretérito do Indicativo conduzem os três textos do início ao fim. Zero de jornalismo, tudo pura assessoria de imprensa do Bope, publicidade da caveira.

(Publicado no jornalismob)

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,86,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,55,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,12,Vídeos,42,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Folha, Estadão e O Globo: batalhões midiáticos do Bope
Folha, Estadão e O Globo: batalhões midiáticos do Bope
http://jornalismob.files.wordpress.com/2011/06/bope.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2011/06/folha-estadao-e-o-globo-batalhoes.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2011/06/folha-estadao-e-o-globo-batalhoes.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy