Ninguém Sabe dos Gatos Persas - retrato de uma revolução secreta

Ninguém Sabe dos Gatos Persas   ( Kasi Az Gorbehaye Irani Khabar Nadareth , 2009) é um filme do premiado diretor iraniano   Bahman Gho...


Ninguém Sabe dos Gatos Persas (Kasi Az Gorbehaye Irani Khabar Nadareth, 2009) é um filme do premiado diretor iraniano Bahman Ghobadi.

O estilo de filmagem (que durou 2 semanas) é câmera na mão, sem muita parafernália. Além disso, as externas são quase todas realizadas em algum veículo, pois o diretor não teve liberação para filmar no solo iraniano.

O elemento surpreendente deste filme é que ele foge ao estilo e formato do cinema iraniano, Ghobadi não aborda em nenhum momento o bucolismo.  

Mesclando cenas de ficção e realidade. Moderno, sem forçar a barra. Simples, sem ser simplório. E com o dinamismo presente nos grandes centros urbanos.

A Teerã mostrada na tela nada tem a ver com o retrato já estereotipado pela mídia tradicional, então se o leitor comprou (e acredita) no modelo de uma cidade terrivelmente horrenda, feia, sem cultura e subdesenvolvida, não assista a este filme. Bahman Ghobadi conseguiu captar a beleza da capital iraniana, os aspectos culturais e, sobretudo, a preocupação em criar arte.

Mas... Sim, sempre tem um mas, porém, contudo, no entanto... Infelizmente, a produção artística sofre com as barreiras impostas pelo governo do Aiatolá Khamenei. O governo local exerce forte censura em todos os aspectos culturais e os artistas necessitam disputar permissões para se reunir, produzir e ensaiar. Quem é pego ensaiando ou com filmes e músicas ‘proibidas’ é preso, deve pagar uma pesada multa e punido com chibatadas.

A trama do filme se desenvolve em torno do casal de músicos Negar e Ashkan, que decidem montar uma banda indie e deixar o Irã logo após serem libertados da prisão. O destino: tentar a sorte na Europa e se apresentar em um show previamente agendado.

Porém, seguir o sonho e deixar a clandestinidade é complicado. Passaportes, vistos serão necessários, além de encontrar outros instrumentistas dispostos a sair do país e arriscar tudo na perigosa fuga.

Durante a busca pela documentação e músicos, Negar e Ashkan fazem amizade com um personagem peculiar: um produtor/pirata de CD e DVD/picareta que abastece o mercado negro com mercadorias proibidas ou consideradas impuras pelo governo do Irã. O papel deste ‘faz-tudo’ é brilhantemente interpretado por Hamed Behdad, que por vezes, rouba o filme para si. Como na seqüência (ao mesmo tempo antológica e absurda) em que ele vai preso e recebe sua sentença ou quando ele se encontra em momentos de negociações. 

As bandas são apresentadas em formato de videoclipes captados na atmosfera do submundo da música, e é justamente, na busca por outros integrantes é que se conhece a cena musical iraniana, alem do indie, surgem grupos de heavy metal, rappers que ensaiam sem permissão em locais insalubres, como currais, terrenos vazios, becos, tavernas e prédios em construção. Inclusive mobilizando platéia. Fica claro que são comuns os shows secretos, com o sempre presente fantasma da polícia e com a possível delação por vizinhos ou transeuntes.

Contudo, a formação da banda de Negar e Ashkan encontra outra dificuldade: alguns dos músicos se negam a sair do país, porque se consideram como combatentes de um movimento de resistência.

O grande mérito de Ninguém Sabe dos Gatos Persas é ser filme-guerrilha que mostra o contraste entre desenvolvimento e conservadorismo ligado à religião como justificativa para regular a vida de um povo* e a tristeza de uma juventude oprimida, porém, guerrilheira no meio urbano, armada com instrumentos e letras.

Prever o futuro dos músicos apresentados no filme é impossível.

No entanto, o que pode ser previsto é que a resistência artística permanecerá e a revolução da juventude avançará pela música.

Definitivamente, Bahman Ghobadi, em duas semanas de filmagens, consegue apresentar ao mundo um cenário musical inédito e demonstra que a arte, não só produzida pelos jovens, resiste às restrições, amarras, censuras, barreiras e proibições.

*Vale fazer a ressalva: o ‘islamismo’ do regime iraniano não traduz e nem é o islamismo real. Pois se percebem influências milenaristas no discurso apresentado pelos Aiatolás e por Mahmoud Ahmadinejad.



Trilha Sonora de Ninguém Sabe dos Gatos Persas :
Take It Easy Hospital
Rana Farhan
Hichkas
The Yellow Dogs Band
Shervin Najafian
Ash Koosha
Mirza
The Free Keys
Mahdyar Aghajani
Darkoob
Hamed Seyed Javadi
Nik Aein Band

Em tempo:
- Foi premiado na mostra Un Certain Regard do 62nd Cannes Film Festival (francês: um certo olhar);

- As autoridades iranianas perseguiram o filme, em virtude disto, Bahman disponibilizou para download o torrent, por não poder exibi-lo nos cinemas do próprio país;

- Vale destacar a grande surpresa da trilha sonora filme: Rana Farhan, uma cantora que mescla o blues/jazz, com a tradicional poesia persa. E tem uma bela voz.

Diego Pignones
Publicitário e pesquisador em Comunicação Social.
Twitter: @diegopignones



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,7,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,32,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,87,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,17,Poesia,40,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,56,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,13,Vídeos,43,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Ninguém Sabe dos Gatos Persas - retrato de uma revolução secreta
Ninguém Sabe dos Gatos Persas - retrato de uma revolução secreta
http://2.bp.blogspot.com/-fkX1rKOv9KI/TlxhvgJ6K9I/AAAAAAAAB_Y/lrBuj80a4m8/s320/Ningu%25C3%25A9m+Sabe+dos+Gatos+Persas.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-fkX1rKOv9KI/TlxhvgJ6K9I/AAAAAAAAB_Y/lrBuj80a4m8/s72-c/Ningu%25C3%25A9m+Sabe+dos+Gatos+Persas.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2011/08/ninguem-sabe-dos-gatos-persas-retrato.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2011/08/ninguem-sabe-dos-gatos-persas-retrato.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy