A marcha dos alienados: participe!

Você provavelmente não tomou conhecimento, não ao menos por meio dos principais veículos da imprensa nacional, das duas notícias seguintes...

Você provavelmente não tomou conhecimento, não ao menos por meio dos principais veículos da imprensa nacional, das duas notícias seguintes. A primeira: a pesquisa coordenada pelo professor André Trindade, da Unopar (Universidade do Norte do Paraná), a respeito do grau de conscientização social e política de alunos do ensino médio de escolas públicas de Londrina (PR), Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS).

Citada pelo colega Zé Beto no blog (http://zebeto.jornale.com.br/), a sondagem revelou números assustadores, ainda que estejamos falando de jovens. De acordo com a pesquisa, em um universo de 1.012 entrevistados, 70% não sabem quais são seus direitos sociais; 78% desconhecem o que é a Constituição Federal de 1988; 40% ignoram os Três Poderes; 68% não têm muita noção do que faz um deputado estadual; e 70% não sabem o que é a democracia, muito menos como exercê-la.

A segunda notícia também é uma sondagem, desta vez encomendada pelo jornal Gazeta do Povo, feita pelo Instituto Paraná Pesquisas. O jornal quis conhecer o humor dos paranaenses sobre os governos da presidenta Dilma Rousseff e do governador do Estado, o tucano Carlos Alberto Richa.

Os dois dados mais significativos deste levantamento são igualmente assustadores, assim como os da pesquisa anterior: 70% dos entrevistados não souberam dizer ou não citaram nenhuma realização dos dois governantes nos oito primeiros meses de mandato. Mesmo assim, 80% deles avaliaram as duas administrações como ótimas/boas ou regulares.

Não é o caso de se fazer juízo de valor a respeito das opiniões dos jovens sobre temas complexos, que muitas vezes gente desta idade ainda não compreende direito, como o arcabouço constitucional do País ou a organização política do sistema federativo. Nem de se analisar se os adultos que compõem a amostragem da segunda pesquisa têm ou não razão no seu posicionamento favorável aos governos Dilma e Richa.

O eixo deste artigo é outro: o desinteresse e a desinformação de parte expressiva da sociedade brasileira a respeito dos atores da política nacional e, por extensão, pela própria democracia representativa. E mais: a recusa da imprensa em debater este tema com a seriedade e a profundidade que o assunto merece.

En passant, já abordamos este assunto em outro texto, no mesmo espaço generoso que a Carta Capital nos concede. Voltamos ao tema para lembrar que estamos a um ano das eleições municipais de 2012 e que, mantido o atual grau de ojeriza da sociedade brasileira em relação aos políticos, teremos mais do mesmo nas câmaras municipais e prefeituras. Ou coisa ainda pior. Em bom português: o desprezo da sociedade pelos profissionais da desonestidade travestidos de homens públicos não atende a nenhum interesse, senão dos próprios políticos.

Mas não é apenas nisto que reside nossa preocupação. O papel assumido por grande parte da mídia neste processo também é deplorável. Não que tenha causado estranheza o fato de a grande imprensa nacional ter praticamente ignorado as duas notícias. E não se diga que o motivo foi o fato de as informações terem origem no Paraná. Afinal, ao sabor das conveniências, a imprensa é célere na conversão de assuntos locais em notícias nacionais.

A verdade é que notória a repulsa de grande parte da mídia à divulgação de temas que reportem a questões de fundo, sobretudo quando exigem que se trave um debate sobre assuntos delicados, como o baixo grau de conscientização política da Nação. Para esta gente, melhor mesmo é tratar de perfumarias no menu de notícias que oferecem á patuléia. E enfiar goela abaixo das pessoas os escândalos envolvendo celebridades instantâneas, atletas e políticos, que dão mais audiência – e sobretudo mais dinheiro.

É hora de a sociedade brasileira levar a política mais a sério. Não exatamente pelos políticos que possui, mas por si própria. Ignorar a política, baseada na falsa premissa de que todo governante e legislador é corrupto, é pura insensatez.

Igualmente, porém, está na hora de a grande imprensa cosmética brasileira deixar de ser omissa na execução do seu papel de promover um debater sério e consistente sobre a Política, os políticos, a cidadania e a democracia.

Boa parte da atual cepa de políticos faz por merecer o tratamento raivoso que recebe da imprensa, mas converter suas maldades em espetáculo de horrores para levantar a audiência não basta para tornar esta Nação melhor. Ainda que defensável, há uma boa dose de canalhice na prática de se ganhar dinheiro às custas do denuncismo. Como diria o colega Ricardo Kotscho, imprensa não é polícia e nem juiz, ainda que uma das suas atribuições seja denunciar as mazelas do Estado.

Para cumprir sua função social, a imprensa precisa ir além da espetacularização da notícia. Precisa usar seu poder de multiplicação para estimular a reflexão e o debate – sobretudo à base da pirâmide social – sobre o País que somos e desejamos.

A Carta Capital tem feito isso, aliás, ao veicular – seja na edição impressa, seja na internet – textos que vão muito além do registro factual dos acontecimentos. E, ainda, ao desenvolver o projeto Diálogos Capitais, uma série de encontros regionais, envolvendo diversos setores da sociedade civil, destinados ao debate e à apresentação de propostas sobre as grandes questões das agendas política e econômica nacional.

A conquista da cidadania é um processo lento e doloroso, como ensinava o mestre Raymundo Faoro. Não será obtida, portanto, a curto prazo e sem sacrifícios de todos – sociedade e mídia.

Não encarar este necessário desafio nos compara aos passageiros da “nau dos insensatos”, alegoria citada tantas vezes por literatos e artistas para descrever os habitantes do planeta que passam pela vida sem saber exatamente a razão de estarem aqui. A eles, tudo o que importa é viver por viver, mesmo que sem sentido. O desafio que compete ao Brasil que desejamos é se recusar a este destino.


Escrito por Aurélio Munhoz - http://twitter.com/aureliomunhoz - jornalista, sociólogo, consultor em Comunicação e presidente da ONG Pense Bicho. Pós-graduado em Sociologia Política e em Gestão da Comunicação, foi repórter, editor e colunista na imprensa do Paraná.
Publicado na Carta Capital 


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: A marcha dos alienados: participe!
A marcha dos alienados: participe!
http://1.bp.blogspot.com/-l91O2_RUhMM/ToCkKT9P4UI/AAAAAAAACEM/Svhs8_91t48/s1600/aliena%25C3%25A7%25C3%25A3o-300x212.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-l91O2_RUhMM/ToCkKT9P4UI/AAAAAAAACEM/Svhs8_91t48/s72-c/aliena%25C3%25A7%25C3%25A3o-300x212.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2011/09/marcha-dos-alienados-participe.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2011/09/marcha-dos-alienados-participe.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy