Noticiário sobre violência pode influenciar comportamento agressivo, diz especialista

A informação sobre violência ‘jogada’, descontextualizada e hiperdimensionada, pode influenciar e motivar um comportamento agressivo. Ess...


A informação sobre violência ‘jogada’, descontextualizada e hiperdimensionada, pode influenciar e motivar um comportamento agressivo. Essa é a opinião da psicóloga Maria da Graça Gonçalves, do Departamento de Psicologia Sócio-Histórica da PUC-SP.

Para ela, o noticiário que não discute a violência, e não apresenta as causas, banaliza as atitudes agressivas. “Com certeza tem uma influência, não podemos dizer que seja direta, mas a mídia fortalece o imaginário da brutalidade. Parece que as formas rudes de enfrentar as situações são legítimas”.

Maria da Graça diz que a mídia deve mostrar a realidade, mas saber como apresentar os fatos, de forma a gerar debate. “Qual é o espaço de contraponto? A audiência não diz tudo o que as pessoas pensam”, critica a psicóloga, que defende um noticiário mais equilibrado, entre os fatos bons e ruins.

O sociólogo Leonardo Sá, pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da Universidade Federal do Ceará (UFC), não acredita que o noticiário sobre violência possa gerar um comportamento agressivo, mas defende que a abordagem da notícia influencia na visão de mundo. “A maneira como a imprensa aborda influencia como a pessoa vai perceber a sociedade, é uma influência sobre o modo de ver”.

Polícia, a única fonte
Por outro lado, Sá concorda que as notícias são apresentadas de forma descontextualizada e com apenas uma versão.“Nos programas policiais há um erro muito grave: eles reproduzem o discurso da polícia como sendo inquestionável”, aponta.

A socióloga do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Candido Mendes, Silvia Ramos, pensa o mesmo. “A cobertura tem melhorado, mas ainda é muito factual. Na nossa pesquisa vimos que quase 70% das matérias têm a polícia como única fonte”, diz Silvia, co-autora do livro Mídia e violência: novas tendências na cobertura de criminalidade e segurança no Brasil.

 Jornalismo policial mais ameno
O jornalista Marco Antonio Zanfra, autor do “Manual do Repórter de Polícia”, que atuou por 15 anos em reportagem policial, acredita que o noticiário sobre violência têm sido abordado de forma mais leve. “Tirando esses programas policiais, o noticiário está mais ameno e politicamente correto. Antigamente tinha foto de cadáver nas revistas, nos jornais. Hoje está bem mais sutil. Alguns apelam pelo lado emocional, mas a cobertura está mais cuidadosa”, opina.

Para ele, o noticiário atual não influencia um comportamento agressivo, porque a brutalidade tem sido vista em toda parte. “A violência está em todo lugar, e não só na imprensa”, diz.

A jornalista Anabela Paiva, co-autora do livro 'Mídia e violência: novas tendências na cobertura de criminalidade e segurança no Brasil', ao lado de Silvia, fala em cautela, mas enfatiza que imprensa tem o dever de noticiar casos de violência. “É mais que natural que a imprensa trate disso, porque no Brasil há 50 mil assassinatos por ano”, afirma.

No Twitter, leitores divergem:
O Comunique-se questionou no Twitter: Você acredita que o noticiário sobre violência pode gerar/influenciar um comportamento agressivo? Veja algumas respostas:

@reporterdecrime - reporterdecrime - Ninguém se torna criminoso porque viu um filme ou leu um livro, mas acho que a imprensa deve evitar detalhes que ajudam o crime

@papodebudega - Sandra Monte - só noticiar, não. Mas, a "glamouralização" sim. Tipo, fazer entrevistas e dar destaques a bandidos em horários nobres.

@gal_rj -Gláucia Almeida Reis - A dramatização dessas matérias cria uma sede por notícias de tragédia e sangue no público, além de banalizar a violência.

@lgustavomachado - Luís Gustavo Machado - existem outros estímulos externos mais fortes para gerar violência. A chave certamente está na educação (primeiro em casa)

@DeputadoFederal -Paulo Pimenta - eu concordo que existe uma relação entre sensação de insegurança e falta de segurança. A forma de abordadgem influência ambas

(Publicado no Portal Comunique-se)


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,43,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,9,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Noticiário sobre violência pode influenciar comportamento agressivo, diz especialista
Noticiário sobre violência pode influenciar comportamento agressivo, diz especialista
http://4.bp.blogspot.com/-YQFxkd1N7a0/ToUbbQOvhxI/AAAAAAAACEg/cwg4aCt0GBI/s320/violencia_tv.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-YQFxkd1N7a0/ToUbbQOvhxI/AAAAAAAACEg/cwg4aCt0GBI/s72-c/violencia_tv.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2011/09/noticiario-sobre-violencia-pode.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2011/09/noticiario-sobre-violencia-pode.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy