Cinco dias com a primeira página de O Globo

A primeira página de um jornal talvez seja a mais importante de todas por um bom motivo: nem todo mundo compra ou lê o impresso, mas todos o...

A primeira página de um jornal talvez seja a mais importante de todas por um bom motivo: nem todo mundo compra ou lê o impresso, mas todos observam a primeira página em exposição nas bancas de revistas, salas de espera, etc. Os jornalões sabem disso e mesmo quando se dedicam ao jornalismo ético nas páginas internas, utilizam a primeira página para gerar polêmica ou sensacionalismo, pois este pequeno exercício de espetáculo vende e dá lucro.

Sendo assim, vejamos as primeiras páginas do jornal O Globo entre os dias 17 e 21 de outubro desta semana. Façamos um exercício rápido de leitura semiótica sobre o jornal.

Publicação do dia 17/10/2011. Clique na imagem para ver em tamanho maior

Segunda-feira, dia 17 de outubro. Nada melhor do que destacar o futebol ocorrido no fim de semana, algo que o povo já viu pelo televisor ou computador no domingo. Logo abaixo, uma grande foto destacando Cielo no Pan de Guadalajara, talvez para rebater as críticas que as Organizações Globo sofreram nos dias 14, 15 e 16, de que estavam se negando a noticiar o maior evento esportivo das Américas só porque a cobertura ficou com a concorrente Record. No canto inferior direito, o chargista veste Aécio Neves de super-homem, fazendo desde já uma associação de ideias que a direita pretende emplacar até 2014: Aécio (super-homem) presidente.

Publicação do dia 18/10/2011. Clique na imagem para ver em tamanho maior
Antes de qualquer coisa, é preciso ler a definição encontrada no Wikipedia para o termo chargeCharge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. A charge, enquanto crítica subjetiva, cresce do cantinho inferior para cerca de 25% da primeira página. A intenção é polemizar o que diz a manchete do jornal, que simplesmente colocou o ministro numa corda-bamba. Os leitores mais ingênuos podiam esperar que no dia seguinte veriam a demissão de Orlando Silva. Qual é o escândalo? Uma série de acusações feitas por uma única pessoa e publicadas inicialmente na mesma revista incrível de sempre: a Veja. Provas? Nenhuma.

Barulho da mídia? É só o que existe em mais uma tentativa de se derrubar um ministro na mesma semana em que, por coincidência, a cúpula da Fifa está reunida num país de primeiro mundo na Europa. A Fifa anda bravinha com o governo brasileiro só porque ele quer cortar algumas de suas regalias (regalia = dinheiro). Aliás, por outra coincidência, as acusações sobre o ministro do Esporte acontecem na mesma semana em que decidem para onde vai a abertura da Copa de 2014: para Itaquera, em São Paulo.

Publicação do dia 19/10/2011. Clique na imagem para ver em tamanho maior
No dia 19 a charge de crítica política volta ao seu cantinho inferior, não derrubaram o ministro, mas utilizam uma foto sua com a mão no queixo, simbolizando O pensador de Rodin num momento delicado e cheio de preocupações. Tudo tão simbólico quanto crível. O motivo para ganhar mais uma manchete e tamanho espaço na primeira página? Nenhum. Fatos novos? Nenhum. Apenas as acusações da mesma única pessoa na qual a revista Veja se baseou para criar um escândalo político sem nenhuma prova. Para o jornal O Globo, a simples acusação de uma única pessoa já é motivo de virar manchete. É o melhor estilo do Jornalismo Vaudeville.

Publicação do dia 20/10/2011. Clique na imagem para ver em tamanho maior
Na quinta-feira foi a hora de retomar a tentativa de derrubada de um ministro. A mídia já derrubou alguns em 2011. A charge de crítica política volta a tomar o espaço principal do jornal. Quais os fatos novos? Nenhum. Então é preciso criar, pois jornalismo para O Globo, se faz com criatividade e não com apuração.  Então coloca lá: Planalto já avisou que PC do B perderá Esporte. Perguntei-me: quem é esse Planalto que avisou o Partido Comunista? Fui pesquisar no Google e descobri que o nome completo é Palácio do Planalto. Achei o nome ainda mais esquisito e fui pesquisar fotos desta pessoa que fez o aviso. Só então descobri que o Planalto, esse que avisou o jornal O Globo mas não falou nada para a presidenta Dilma, é o nome oficial do Palácio dos Despachos da Presidência da República Federativa do Brasil, segundo o Wikipedia. Enfim, mesmo com muita criatividade, está difícil derrubar alguém. Quem sabe na sexta o político cai.

Publicação do dia 21/10/2011. Clique na imagem para ver em tamanho maior
Não foi ministro, nem foi no Brasil, mas no dia 21 o jornal satisfez seu desejo de derrubar alguém. Para tanto, não economizou no sensacionalismo e no sangue: estampou a primeira página com uma foto digna dos jornais mais popularescos deste país. A charge de crítica política volta ao seu habitual espaço, o cantinho inferior. Foi por estes dias que O Globo estampou numa das páginas internas do impresso uma foto de dois braços mutilados. Uma cena horrível e desnecessária que eu jamais teria visto, não fosse a decisão estúpida de um editor. Para o ditador ensanguentado ainda sobrou um caderno especial, com direito a muito mais sangue. Assim, de modo simbólico, podemos entender o que deseja o jornal e como ele conquista seus desejos.


COMMENTS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Cinco dias com a primeira página de O Globo
Cinco dias com a primeira página de O Globo
http://2.bp.blogspot.com/-0SuuPp6T6yw/TqNmRm_GnbI/AAAAAAAACNA/-eozRDuw7hk/s320/17_10.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-0SuuPp6T6yw/TqNmRm_GnbI/AAAAAAAACNA/-eozRDuw7hk/s72-c/17_10.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2011/10/cinco-dias-com-primeira-pagina-de-o.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2011/10/cinco-dias-com-primeira-pagina-de-o.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy