27/11/2011

Brasil é o 2º maior consumidor de notícias online no mundo

Cerca de 97,4% dos internautas brasileiros consultam blogs noticiosos

Escrito por Priscila Duarte e publicado em Nós da Comunicação

O Brasil já é o 2º maior consumidor de notícias on-line, atrás apenas dos Estados Unidos e na frente da Suécia. Esse dado foi divulgado no 5º Seminário Internacional de Jornalismo Online - MediaOn 2011 por Alex Banks, diretor-executivo da consultoria comScore para o Brasil e América Latina. O evento foi realizado entre os dias 22 e 24 de novembro em São Paulo.

Entre os diversos fatores, destaca-se a expansão da chamada ‘nova classe média’, que provocou uma explosão de audiência na internet brasileira. Segundo outro levantamento, realizado pela Interactive Advertising Bureau – IAB Brasil, a internet está cada vez mais popular, tendo em vista que 52,8% da população que a acessa pertence às classes C, D e E. De acordo com Banks, o país já é a sétima maior audiência de internet, prestes a bater a Índia.

O diretor-executivo da consultoria apontou também que 99,2% dos internautas brasileiros com 15 anos ou mais acessam páginas de notícias e informação todos os meses. “O número do mercado brasileiro mostra a relevância que a categoria tem entre os usuários de internet que acessam a rede de casa ou do trabalho”, analisa Banks.

 A grande utilização de telefones móveis, tablets e smartphones pelos brasileiros também foi registrada. Segundo as estatísticas, 1% do tráfego de todas as páginas de internet visitadas no país em outubro – ou 1 bilhão em 100 bilhões visitadas – veio de um desses aparelhos. Para a leitura de jornais, o uso desses equipamentos atinge mais que o dobro. “Está 2,4 vezes acima da média das demais categorias que compõem a internet no país. O que chama a atenção é o rápido crescimento do uso desses aparelhos, já que os tablets são uma categoria relativamente nova”, observa Banks.

Conteúdo

Durante o MediaOn também foi discutida a produção de conteúdo. Para Rodrigo Flores, diretor de Conteúdo do UOL, que também participou da mesa de discussões com Banks, não deve haver segmentação de classes na produção de conteúdo. No UOL, segundo ele, os canais de maior audiência continuam os mesmos desde o início das atividades do portal, quando o acesso da classe C à internet era consideravelmente menor. São eles: bate-papo, esporte, televisão, celebridades, jogos, e-mail, notícias e rádio.

 De acordo com dados da comScore, blogs noticiosos também têm grande audiência dos brasileiros: 97,4% entre os internautas, enquanto na Suécia e nos Estados Unidos, os números são 72,6% e 70,8%, respectivamente. Para Rodrigo, a relevância dos blogs é positiva. “Toda fonte de informação é complementar, não vejo como concorrência aos veículos tradicionais”, disse Flores.

Com informações do Terra e Folha de S.Paulo

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.