Na futura UPP da Maré, homem é assassinado pela polícia, denunciam moradores

Assim funciona a instalação de uma UPP no Rio de Janeiro. A polícia faz incursões pela favela durante longos meses. Apreende drogas, arma...

Assim funciona a instalação de uma UPP no Rio de Janeiro. A polícia faz incursões pela favela durante longos meses. Apreende drogas, armas, mata alguns bandidos e de vez em quando, alguns inocentes. Num belo dia, depois de meses de incursões, instala-se a UPP em "duas horas, sem nenhum tiro", como foi anunciado na Rocinha. Claro, depois de meses, deixando bem avisado que se fará a instalação de uma UPP e de tantas incursões, o resultado só pode ser este mesmo. Leia abaixo notícia de hoje, publicada no Rede Nacional de Notícias Populares.

De acordo com as primeiras informações de moradores do Complexo da Maré, um homem foi baleado nesta manhã (22) no Complexo da Maré. Segundo dezenas de moradores que protestam no local neste momento, o homem não tinha qualquer ligação com a ação da Polícia Civil. Segundo o jornal O Dia, o homem foi identificado como Altair Bento de Oliveira, 46 anos, foi baleado e morreu na porta de casa, na Rua Ari Leão.
A Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência informou que, segundo informações obtidas pelos moradores da Maré, Altair havia levado sua esposa ao ponto de ônibus. Quando retornava, já próximo à sua casa, teria levado um tiro pelas costas. Algumas pessoas que estavam na rua neste momento afirmam que o tiro partiu dos policiais. Além disso, ainda de acordo com os moradores, os policiais que participavam da ação ameaçaram testemunhas que viram o que aconteceu.
Do jornal O Dia: "Segundo o irmão de Altair, Aloísio Oliveira, ele voltava para casa após levar a esposa no ponto de ônibus. "Meu irmão se preocupava muito com a segurança. Ele sempre mantinha o portão da rua fechado, mas morreu na porta de casa", lamentou. Ainda de acordo com Aloísio, foi possível ouvir barulho de helicóptero, seguido de fogos de artifício e um tiro. O aposentado Auton Mateus, 56, morador da região, disse que agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) estavam em uma padaria na Rua Maurício de Nassau. De acordo com ele, um tiro foi disparado e um homem correu até a Rua Ari Leão, seguido pelos policiais. O clima ficou tenso na comunidade e moradores protestaram contra a morte de Altair, que estava desempregado e trabalhava na reforma de um comércio localizado ao lado de sua residência."
Segundo autoridades policiais, uma operação realizada nas comunidades Parque União e Nova Holanda tinha como objetivo "cumprir quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão contra uma quadrilha acusada de praticar sequestros relâmpagos, roubos de veículos e a residência na Ilha do Governador e adjacências." (jornal O Dia)
As operações do BOPE, informa o jornal, são criticadas por moradores e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), principalmente as abordagens dos policiais. “Abriram a porta da casa da minha vizinha e reviraram tudo. Ela estava com os dois filhos pequenos e ficou apavorada”, reclamou um mecânico, de 32 anos. Em dois dias, sete pessoas foram baleadas. O coordenador do Observatório de Favelas, Jailson de Souza, propôs a suspensão da operação, até que a Secretaria de Segurança esclareça os objetivos da ação. “Várias comunidades reclamam. É direito do cidadão saber o que acontece. A secretaria tem que explicar”.
Mais informações em breve em www.renajorp.net



COMMENTS

BLOGGER: 3
Loading...
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Na futura UPP da Maré, homem é assassinado pela polícia, denunciam moradores
Na futura UPP da Maré, homem é assassinado pela polícia, denunciam moradores
http://2.bp.blogspot.com/-vxihyp84OpY/Tsu2JCUvhjI/AAAAAAAACfE/Ly7Hgrhh5FE/s1600/trafico021.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-vxihyp84OpY/Tsu2JCUvhjI/AAAAAAAACfE/Ly7Hgrhh5FE/s72-c/trafico021.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2011/11/na-futura-upp-da-mare-homem-e.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2011/11/na-futura-upp-da-mare-homem-e.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy