O futebol e a política - Parte 2

Após abordar o ‘Clássico Político’ entre A.S.Livorno X Lazio e o ‘Amistoso Socialista’ entre Adana Demirspor X A.S. Livorno , prossegue a v...

Após abordar o ‘Clássico Político’ entre A.S.Livorno X Lazio e o ‘Amistoso Socialista’ entre Adana Demirspor X A.S. Livorno, prossegue a viagem pelo outro lado da relação entre futebol e política.


Por  Diego Pignones

A Espanha tem inúmeras questões políticas ainda não resolvidas e elas aparecem no futebol. Principalmente nos jogos entre Barcelona (catalão) X Real Madrid, Athletic Bilbao (basco) X Real Madrid, Sevilla (andaluz) X Real Madrid, ou seja, todos contra os madrileños.

O ‘ódio’ contra os madrileños se deve ao fato de o general-ditador Francisco Franco ter sido torcedor do Real Madrid e o governo ditatorial incentivou a população espanhola a adotar o time. Porque desse modo, o povo estaria mais ‘homogêneo’ e deixaria de lado as questões étnicas (processo semelhante ao ocorrido durante a ditadura militar brasileira com Santos e Flamengo).

Quando Franco iniciou sua política de perseguição e arrocho salarial contra a classe trabalhadora, a resistência de um bairro de Madrid foi determinante, tanto no futebol quanto na política. O bairro operário de Vallecas se tornou um enclave anti-franquista, os moradores se tornaram combativos, os movimentos lá presentes foram mais à esquerda e o Estádio Campo de Fútbol de Vallecas foi utilizado como local de manifestações. Além disso, tal qual os anarquistas argentinos de la Boca, anarquistas vallecanos declararam a Republica de Vallekas (grafado com ‘K’ para demonstrar a cisão com o Estado ditatorial espanhol e com brasão anarquista ‘VK’).

Por conta de seu histórico, Vallecas sofre com o ‘assédio’ dos grupos de extrema-direita espanhóis que vêem o bairro como ‘um território a ser conquistado’. Sendo comum o fato de as passeatas neonazistas passarem pelo bairro. Porém, os moradores denunciam a presença de policiais entre os neonazistas em passeatas pelo bairro.


Nas arquibancadas do Rayo pode ser encontrada, em meio ao estandarte de Guevara, a bandeira civil da Segunda República espanhola (pós-monarquia e pré-Franco) empunhada pelas tropas da Resistência durante a Guerra Civil Espanhola. Um sinal claro de ruptura com o Estado. O passado político de Vallecas ainda se faz presente dentro das quatro linhas, no clube de futebol do bairro, o Rayo Vallecano e em seus grupos ultras. O principal deles, o Bukaneros’92, tem o slogan ‘Contra el Racismo, la Represión y el Fútbol Negocio’ e o simpático cântico libertário de chamamento ‘A Las Armas’.

 

O clube não possui a antipatia dos espanhóis como o Real Madrid, é bem recebido pelos adversários, porém quando o jogo é contra o time de Franco, aí o bicho pega.



Rayo Vallecano X Real Madrid é um clássico de risco extremo, pois, ao contrário de Livorno X Lazio, reúne a rivalidade geográfica à rivalidade política. E não são raros os confrontos entre Bukaneros’92 (Rayo) e Ultra Sur (fascistas) do Real Madrid. Contudo, vê-se também a truculência e o abuso dos policiais contra os torcedores do Rayo Vallecano e sua conivência com neonazistas.



Com o aumento dos escândalos de corrupção envolvendo o futebol e suas organizações aliado a crescente da extrema-direita e da xenofobia na Europa, Vallecas ainda é um enclave da resistência Contra o Futebol Moderno e antifascista.

Que os ventos longínquos tragam o grito rouco e libertário de Vallekas ao Brasil em 2014.

Força Vallekas, orgullo obrero!

Anotação na Margem:

- O bairro de Vallekas possui também a alcunha de ‘Barrio Obrero’ (bairro trabalhador);

banda Ska-P
- Na década de 70, quando o Rayo Vallecano disputava a primeira divisão, o clube ganhou o apelido de Matagigantes devido às vitórias sobre os grandes clubes espanhóis;

- Entre os vallecanos ilustres destacam-se a banda Ska-P que gravou ‘Rayo Vallecano’, música que homenageia o clube e ‘Como um Rayo’, música em homenagem aos torcedores do Rayo;



 



- Em http://www.vallecasbombardeada.org  pode-se conhecer a história de Vallecas durante a Guerra Civil e ver a crueldade de Franco ao requisitar ajuda das Forças Aéreas de Itália e Alemanha contra um bairro;

Ayúdanos a recuperar la memoria vallecana from URIAFER on Vimeo.

- Texto escrito ao som do álbum ‘Payola’ da Berri Txarrak.

Diego Pignones
Publicitário e pesquisador em Comunicação Social.
Twitter: @diegopignones



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: O futebol e a política - Parte 2
O futebol e a política - Parte 2
http://2.bp.blogspot.com/-37wvJ6W9Xvw/TsWgejEKQkI/AAAAAAAACcw/R1P7jXkky78/s200/o_real_madrid_fondos-183922.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-37wvJ6W9Xvw/TsWgejEKQkI/AAAAAAAACcw/R1P7jXkky78/s72-c/o_real_madrid_fondos-183922.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2011/11/o-futebol-e-politica-parte-2.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2011/11/o-futebol-e-politica-parte-2.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy