Cem Passos: A história de um maio perdido

Escrito por Diego Pignones Este texto veio, como eu mesmo digo, através de um alinhamento da conjuntura astral. Eu o listei em minha ‘fil...

Escrito por Diego Pignones
Este texto veio, como eu mesmo digo, através de um alinhamento da conjuntura astral. Eu o listei em minha ‘fila de produção’. Ontem, ao terminar outro texto, escutava uma web radio e eis que veio o anúncio: “BUON COMPLEANNO, PEPPINO!”

Ao mesmo tempo, o alinhamento astrológico do destino me impõe uma tarefa difícil, triste e melancólica. Tentarei contar a biografia e fazer a voz libertária de um herói tombado no campo de batalha da luta ressurgir, longe das ondas do rádio, feroz e irônica neste texto.
                      
“Stornelli d’esilio” / “Versos do Exílio”
Nostra patria è il mondo intero / Nossa pátria é o mundo inteiro
nostra legge è la libertà / Nossa lei é a liberdade
ed un pensiero / e um pensamento
ribelle in cor ci sta' / rebelde há em meu coração.


Giuseppe ‘Peppino’ Impastato nasceu em 5 de janeiro de 1948 em Cinisi, cidade da província de Palermo, no sul da Itália. Seu pai, tio e outros parentes eram mafiosos. Sendo um de seus parentes o chefão Cesare Manzella, morto em uma emboscada com explosivos.

Apesar de morar a 100 passos da casa do chefão Gaetano Badalamenti, manteve sua consciência ideológica e caráter intactos. Certamente, essa distância deu mais força à sua voz.

Ainda jovem rompe com seu pai que o expulsa de casa. Se torna um ativista anti-máfia e importante liderança política. Funda o jornal L'idea Socialista (Ideia Socialista) e engaja-se e lidera a luta dos camponeses expropriados pela obra de construção da terceira pista do aeroporto de Cinisi, dos trabalhadores da construção civil e dos desempregados. Posteriormente, funda o grupo Musica e Cultura que realiza atividade de cineclubismo, música, teatro e debates. Porém, o grande marco da luta de Impastato foi a fundação da Radio Aut.

 
A Radio Aut era uma rádio livre, autofinanciada e libertária. Pelas ondas do rádio, no programa Onda Pazza (Ondas Loucas), com sua inconfundível voz, ora frenética, ora irônica, denunciava a mídia, as atividades mafiosas em Cinisi e Terracini, zombava dos políticos e autoridades corruptas, alertava o povo para a podridão e apontava os responsáveis para o atraso da região.

 

Impastato criou um universo satírico, La Cretina Commedia (paródia da ‘Divina Comédia’ de Dante) onde Cinisi era Mafiopoli, a cidade onde o chefão Tano Seduto (Touro Sentado), um apelido facilmente relacionado ao chefão Tano Badalamenti, tinha as autoridades ao seu lado, realizava acordos corruptos e mantinha atividades espúrias.


O principal alvo de suas denúncias, Badalamenti, liderou o tráfico internacional de drogas já que sua organização detinha o controle do aeroporto de Cinisi por conta de processo de licitação, previamente, fraudado.

No entanto, Peppino Impastato e seus amigos da rádio foram considerados pelas autoridades locais um ‘incômodo’ e ‘homens não respeitados como Don Tano’.

Em 1978, apesar das ameaças de morte, manteve sua candidatura ao Conselho para a Democracia Proletária.

Contudo, na noite entre 8 e 9 de maio, Impastato foi assassinado durante a campanha eleitoral. Seus inimigos esticaram seu corpo sobre os trilhos da ferrovia local e instalaram uma carga de explosivos sob o cadáver inerte.


Dois dias depois de sua morte, os eleitores o elegeram vereador. Inicialmente os magistrados, a polícia e a imprensa local acusavam Peppino de ser um terrorista de extrema-esquerda que levava uma bomba amarrada em seu corpo, cuja falha desta, causara sua morte. A versão do homem-bomba foi levantada porque, em uma reviravolta do destino, Impastato morreu no mesmo dia da descoberta do corpo em via pública do ex-Primeiro-Ministro e, então presidente da Democracia Cristã (DC, Democrazia Cristiana) Aldo Moro sequestrado pelas Brigadas Vermelhas.

Mas, após a descoberta de uma carta escrita por Impastato vários meses antes de sua morte, começou a se cogitar a hipótese de suicídio. Porém, graças aos esforços de seu irmão Giovanni Impastato, sua mãe Felicia (que publicamente rompeu relações com seus parentes da máfia), seus colegas ativistas e ao Centro Siciliano di Documentazione, a responsabilidade da máfia pelo crime é investigada.

 

Com base em todas as provas reunidas e as acusações públicas que foram feitas, o caso foi reaberto.

Mesmo tombado em sua luta e longe do microfone libertário da Radio Aut, o vereador Peppino Impastato deu seu centésimo passo e denunciou formalmente os inimigos públicos de sua região.

O universo satírico da mente libertária de Impastato fundia-se, finalmente, com a realidade.

Per non dimenticare. (Para que não esqueçamos)
Buon compleanno, Peppino. (Feliz aniversário, Peppino)
Centouno.

Anotação na Margem:

“Longa é a noite
e intemporal.
O céu inchado com a chuva
não permite aos olhos
verem as estrelas.
Não é o vento frio
que restabelecerá a luz,
nem o canto do galo,
nem o choro de um bebê.
Muito longa é a noite,
intemporal
infinita.”
Giuseppe ‘Peppino’ Impastato

- O pai de Impastato, mesmo tendo rompido relações com seu filho, aparentemente tentou protegê-lo de Tano Badalamenti. O chefão teria esperado a morte do Sr. Impastato (morto em um acidente de carro) para ordenar o assassinato de seu filho;

- A luta de Impastato permanece viva na Radio 100 Passi que transmite sua voz para o território italiano e para o mundo em sistema de web radio http://www.radio100passi.net/radio/ ;

- Em 2000, a história de Impastato foi imortalizada pelo diretor de cinema Marco Tullio Giordana em I Cento Passi (Os Cem Passos);

- Em março de 2001, o Tribunal Criminal reconheceu Palazzolo Vito culpado pelo assassinato de Giuseppe Impastato. Vito foi condenado a trinta anos de prisão.

- Em abril de 2002, Badalamenti foi condenado à prisão perpétua;

- O nome de Peppino Impastato é sempre mencionado junto aos de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, a dupla implacável dos ‘super julgamentos’ da máfia. Estes dois últimos, também assassinados em atentados;


- A banda de ska/punk italiana Talco dedicou a Peppino Impastato as músicas Perdutto Maggio e Radio Aut;

- A mesma banda dedicou a Impastato o álbum La Cretina Commedia;

- A banda de combat folk italiana Modena City Ramblers dedicou ao ativista a música I Cento Passi (Os Cem Passos);


- Em 15 de maio de 2010, ao fim dos eventos alusivos aos 32 anos da morte de Impastato, o prefeito de Cinisi entregou oficialmente a chave da casa de Badalamenti para a Associação Cultural Peppino Impastato de Cinisi.

Diego Pignones
Publicitário e pesquisador em Comunicação Social.
Twitter: @diegopignones




COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Cem Passos: A história de um maio perdido
Cem Passos: A história de um maio perdido
http://1.bp.blogspot.com/-031-B_AByuk/TwTkRR9jYjI/AAAAAAAACqQ/GMTAZQC8tZM/s200/Peppino3.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-031-B_AByuk/TwTkRR9jYjI/AAAAAAAACqQ/GMTAZQC8tZM/s72-c/Peppino3.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2012/01/cem-passos-historia-de-um-maio-perdido.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2012/01/cem-passos-historia-de-um-maio-perdido.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy