17/01/2012

Seu iPhone foi feito, em parte, por alguém de 13 anos de idade, trabalhando 16 horas por dia por 70 centavos por hora


Publicado em Business Insider e livremente traduzido pelo Sr Comunica
Nós amamos nossos iPhones e iPads. Nós amamos os preços de nossos iPhones e iPads. Nós amamos as margens super altas de lucro da Apple Inc., fabricante dos nossos iPhones e iPads.

E é por isso que é desconcertante lembrar que os baixos preços de nossos iPhones e iPads (no caso dos EUA, já que o artigo é de lá) - e as margens super altas de lucro da Apple - só são possíveis porque os nossos iPhones e iPads são feitos com as práticas de trabalho que seriam ilegais nos Estados Unidos.

E também é desconcertante perceber que as pessoas que fazem nossos iPhones e iPads não só não têm iPhones e iPads (porque não podem pagá-los), mas, em alguns casos, nunca sequer os viu.

Esta é uma questão complexa. Mas também é importante. E isso só vai ficar mais importante, pois as economias do mundo continuam a ser mais interligadas.

(E a questão, obviamente, preocupa mais empresas do que a Apple. Quase todos os fabricantes de eletrônicos fazems suas coisas na China. Uma diferença com a Apple, no entanto, é a magnitude da margem de lucro da empresa e os lucros. Apple poderia pagar mais a seus fabricantes ou mantê-los em padrões mais elevados e ainda assim ser extremamente competitiva e rentável.)

Na semana passada, do PRI's "This American Life" fez um especial sobre a fabricação da Apple. Apresenta (entre outros) o relato de Mike Daisey, o homem que faz o show de um homem só "A Agonia e o Êxtase de Steve Jobs ", e Nicholas Kristof ( do NYT), cuja esposa da família é proveniente da China.

Você pode ler uma transcrição do show inteiro aqui . Aqui estão alguns detalhes:
- A cidade chinesa de Shenzhen é onde a maioria das nossas "porcarias" são feitas. Trinta anos atrás, Shenzhen era uma pequena aldeia em um rio. Agora é uma cidade de 13 milhões de pessoas - maior que Nova York.
- Foxconn, uma das empresas que constrói iPhones e iPads (e produtos para muitas empresas de outros produtos eletrônicos), tem uma fábrica em Shenzhen, que emprega 430 mil pessoas.
- Há 20 cafeterias na fábrica Shenzhen Foxconn. Eles servem a cada 10.000 pessoas.
- Um trabalhador entrevistado da Foxconn por Mike Daisey, fora dos portões da fábrica e vigiado por guardas com armas, era uma menina de 13 anos de idade. Ela pole o vidro de milhares de novos iPhones por dia.
- A garota de 13 anos da Foxconn disse  realmente não verificar as idades. Há inspeções in loco, de tempos em tempos, mas a Foxconn sempre sabe quanto eles são e o que está acontecendo. E antes que os inspetores cheguem, a Foxconn apenas substitui os jovens trabalhadores de aparência com os mais velhos.
- Nas duas primeiras horas fora dos portões da fábrica, Daisey atendeu trabalhadores que disseram ter 14, 13 e 12 anos (junto com a abundância de outros mais velhos). Daisey estima que cerca de 5% dos trabalhadores com quem falou eram menores de idade.



0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.