23/01/2012

Walt Disney, o SOPA e o PIPA

Obama durante pronunciamento na Disney (AFF)  
Publicado no HDSLR

Texto abaixo extraído do Documentário RIP!: um Manifesto do Remix:

“O que Walt Disney fez, talvez melhor do que qualquer um, foi pegar obras do domínio público, atualizá-las e torná-las relevantes para a nossa época.

Walt Disney fazia remixagens.
“Steamboat Willie” é baseado em “O Herói do Rio”. Ele orientou os funcionários a copiar “O Herói do Rio”.Bill, no barco a vapor, descendo o Mississípi. Ele usou aquilo para que reconhecessem a referência. Mickey representava qualquer indivíduo…
…Então,depois de Walt Disney,a Corporação Walt Disney mudou.
O objetivo dela não é mais criar obras baseadas no passado.Seu objetivo também é controlar as obras da Disney, para garantir que outros não se baseiem nelas.A Disney processou uma creche da Flórida, pois as pinturas nas paredes não foram autorizadas. Recebeu uma carta da empresa dizendo que a pintura viola os direitos autorais e pode dar a impressão de que a creche é da Disney.

Em 1998, quando Mickey completou 60 anos,a lei foi reescrita para que o império Disney, tivesse o controle ilimitado do rato. Estendeu-se o direito autoral para 70 anos após a morte do autor.
Corporações ganharam 95 anos, mais que o quádruplo dos 14 anos originais da lei dos EUA. E não foi apenas Mickey.Tudo o que seria usado livremente foi trancado.
Hoje, para criar arte com o domínio público, é preciso buscar obras anteriores a 1923. Este é o melhor exemplo dos pontos um e dois. Walt Disney se baseou no passado, morreu, e a Corporação Disney mudou a lei para que não fizessem mais isso. Hoje quem quiser fazer colagens, como Walt Disney,  precisa agir fora da lei.

Seis estúdios hollywoodianos e quatro grandes gravadoras agora controlam Hollywood. E essas empresas pertencem a outras maiores: Disney, Viacom, Time Warner,News Corp, BMG e General Eletric detém mais de 90% da mídia dos Estados Unidos Elas são representadas por dos grupos: A Associação Americana de Gravadoras e a Associação Americana
de Filmes. Você pode não gostar, mas eles controlam nossa cultura. O objetivo principal é preservar o modelo que enriqueceu essas corporações,que enriqueceu essas corporações.


Quando estão on-line,é fácil saber quem vocês são. Certo? Temos a data o nome, o endereço,e todas as 200 canções que baixaram de forma ilegal. Podem ser presos por cinco anos e pagar multas de US$ 250 mil por cada música roubada.

O lobby do entretenimento nos EUA pressiona o governo para terleis cada vez mais rígidas,o que levou a processos contra mais de 24 mil americanos.
Minha família foi processada.Eles tinham cerca de 9 músicas que eu teria baixado. Eles ameaçam cobrar uma grande soma de dinheiro. Eles pediram cerca de US$ 4.500 no acordo. Eu teria que pagar, no mínimo,US$ 750 por canção,chegando até a quantia de US$ 150 mil por canção… eles perderam milhares de dólares, e nem um centavo foi para os artistas supostamente defendidos.

A cura do câncer pode estar próxima, mas proibida. Podem guardar a ideia sem usá-la.
Não há limite para o que se considera uma propriedade. Em 1980 a Suprema Cortedos EUA decidiu que organismos podem ser patenteados. Logo após a decisão,a ayahuasca, uma planta da floresta amazônica, foi patenteada por um empresário dos EUA. A planta é usada na Amazônia há Várias gerações,em práticas medicinais e espirituais.
Agora, com a vida patenteada, começou a corrida.

Quando os EUA se desenvolveram,após a revolução, no primeiro século, não se respeitavam direitos autorais, exceto os de autores americanos. Escritores como Charles Dickens era pirateados com entusiasmo pelas gráficas, que usavam o lucro para subsidiar obras de Mark Twain, um escritor local.



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