Líder da greve da PM baiana é do PSDB

Por Altamiro Borges A greve dos policiais militares da Bahia, iniciada nesta terça-feira (31), chegou ao impasse e pode descarrilar de vez...

Por Altamiro Borges

A greve dos policiais militares da Bahia, iniciada nesta terça-feira (31), chegou ao impasse e pode descarrilar de vez, gerando mais danos à população. Os interlocutores não mostram qualquer disposição para o diálogo. O governador Jaques Wagner se recusa a negociar com os grevistas. Já o comando da paralisação parece contaminado por interesses distantes dos justos anseios da categoria.

Candidato a vereador em 2012?

O presidente da Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra), Marcos Prisco, é filiado ao PSDB e já havia manifestado a sua intenção de disputar as eleições deste ano. Em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102.5, ele negou que a greve da PM tenha motivação eleitoral. “Político eu sou, como todo cidadão, mas o movimento não tem características políticas”.


Ao mesmo tempo, ele não escondeu o seu desejo de concorrer a vereador pelo PSDB. “Se eu for pré-candidato será uma decisão da categoria”, despistou para o ouvinte. Em outras entrevistas, Marcos Prisco tem radicalizado o discurso contra o “governo petista, o pior da história da categoria” – uma baita aberração se comparado com os sombrios anos da oligarquia ACM.

Governador se mostra inflexível 

Diante desta postura e das cenas de barbárie em algumas cidades baianas, inclusive em Salvador, o governador decidiu endurecer no trato da greve. Ele solicitou apoio do governo Dilma, que enviou 3,5 mil soldados do Exército e da Força Nacional de Segurança, e ordenou a prisão de 12 líderes do movimento, acusando-os de vandalismo e de roubo de patrimônio público.

A violenta reação parece que intimidou e dividiu o comando do movimento, que reduziu sua pauta de reivindicações de seis para dois itens. A principal delas, porém, a da anistia para os lideres grevistas, não sensibilizou o governador. Em entrevista ontem (4), Jaques Wagner se mostrou totalmente inflexível. “O pedido de anistia é o salvo conduto para a barbaridade que estão fazendo”.

Risco de “banho de sangue”

Enquanto o impasse prossegue, o medo toma conta da sociedade baiana e deve piorar com a retomada das aulas nesta segunda-feira. Até o final da tarde de domingo, já tinham sido registrados 83 homicídios na região metropolitana de Salvador desde o início da greve, quase o dobro da semana anterior. Há casos estranhos de saques, destruição de lojas e roubos de veículos da polícia.

Fatos mais graves também podem ocorrer nas dependências da Assembléia Legislativa da Bahia, onde cerca de 500 policiais e seus familiares estão acampados. Segundo a Folha, eles estão “armados e dizendo-se dispostos a reagir à bala em caso de invasão... ‘O governo sabe que 99% de nós estamos armados. Se tentarem invadir haverá um banho de sangue’, disse um dos grevistas”.

*****

Leia também:
A falta de diálogo na greve da PM da Bahia
ACM Neto faz demagogia com a greve da PM da Bahia

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,43,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,9,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Líder da greve da PM baiana é do PSDB
Líder da greve da PM baiana é do PSDB
http://2.bp.blogspot.com/-3r-VlrYmEYg/Ty9MjpiVlvI/AAAAAAAACz4/ftpsfLzOJok/s320/IMAGEM_NOTICIA_5.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-3r-VlrYmEYg/Ty9MjpiVlvI/AAAAAAAACz4/ftpsfLzOJok/s72-c/IMAGEM_NOTICIA_5.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2012/02/lider-da-greve-da-pm-baiana-e-do-psdb.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2012/02/lider-da-greve-da-pm-baiana-e-do-psdb.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy