Jornalista é demitido da Biblioteca Nacional após resenha sobre “A privataria tucana”

by  Ana Helena Tavares - QTMD? RECORTES DA REALIDADE*: Revista de História faz de jornalista bode expiatório Do site do  Sind...

RECORTES DA REALIDADE*: Revista de História faz de jornalista bode expiatório

O jornalista autor da resenha O Jornalismo Não Morreu, sobre o livro A Privataria Tucana, foi demitido da redação da Revista de História da Biblioteca Nacional no dia 29 de fevereiro, conforme ele mesmo diz, sob “injúria, massacre e censura”.
O texto de Celso Barbosa, publicado no dia 24 de janeiro, irritou políticos do PSDB e repercutiu na imprensa nacional. Em seguida, no dia 1º de fevereiro, a Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin), que edita a revista tanto na versão imprensa quanto na online, divulgou nota afirmando que a resenha fora publicada sem avaliação dos editores.
No entanto, segundo profissionais que trabalhavam na redação da revista à época da publicação do texto, o artigo de Celso Barbosa, que era editor de texto no veículo, foi revisado por pelo menos duas pessoas antes de sua publicação: Vivi Fernandes de Lima, editora assistente da revista impressa, e Felipe Sáles, então editor do site.
Ambos confirmaram ao Sindicato que leram e revisaram a resenha, que ficou por nove dias no site. “O texto foi lido e publicado como de praxe, como é feito com qualquer outro texto”, lembra Sáles. A partir da nota da Sabin, o jornalista autor da resenha, e funcionário da Revista de História desde setembro de 2011, fica como bode expiatório da direção do veículo diante da repercussão na mídia.
A nota da Sabin enviada à imprensa no dia 1º de fevereiro – mesma data em que a resenha foi tirada do ar – afirma que “todos os textos do site e da revista são avaliados internamente pelos editores, o que não ocorreu com o acima mencionado (O Jornalismo Não Morreu)”. Além disso, diz que “o artigo é um posicionamento pessoal do repórter e contraria a linha editorial da Revista”.
“Eu jamais faria isso (publicar o texto por conta própria). E nem poderia, pois teria que saber a senha do site, por exemplo”, lembra o jornalista. “Fui chamado na imprensa até de servidor público, quando nem mesmo tinha carteira assinada”, conta o jornalista. A indignação de políticos do PSDB exposta pela imprensa remete ao fato de que a revista recebe patrocínio da Petrobras, uma estatal.
No dia 2 de fevereiro, o jornal O Globo publicou matéria à página 11 sobre o assunto, com destaque para a nota da Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional. O nome de Celso Barbosa é citado na matéria, que é assinada por três repórteres. “Ninguém do jornal me procurou para ouvir minha versão”, reclama. Cinco dias depois de veiculada a reportagem, o jornalista conseguiu publicar um texto na seção Dos Leitores, à página 8 de O Globo.
O Sindicato dos Jornalistas defende Celso Barbosa em sua luta política na busca de que seja admitida e publicada a verdade sobre o caso. Além disso, o Departamento Jurídico do Sindicato vai auxiliar o profissional na Justiça com sua reclamação trabalhista – já que a Sabin, mesmo com patrocínio da maior empresa da América Latina em valor de mercado, “contrata jornalistas sem carteira assinada e que trabalham nove horas por dia”.
Desde a quinta-feira (22/3), o Sindicato tenta contato com a gerência da Sabin. Até o momento não foi dada qualquer resposta.



Follow Me on Pinterest

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Jornalista é demitido da Biblioteca Nacional após resenha sobre “A privataria tucana”
Jornalista é demitido da Biblioteca Nacional após resenha sobre “A privataria tucana”
http://quemtemmedodademocracia.com/wp-content/uploads/2012/03/a_privataria_tucana-204x300.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2012/03/jornalista-e-demitido-da-biblioteca.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2012/03/jornalista-e-demitido-da-biblioteca.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy