Para a mídia, crescimento e juros baixos são pecados

Publicado no Tijolaço As manchetes dos jornais de hoje produzem uma estranha simbiose entre o óbvio e o absurdo. “PIB fraco impulsiona ...

Publicado no Tijolaço

As manchetes dos jornais de hoje produzem uma estranha simbiose entre o óbvio e o absurdo.
“PIB fraco impulsiona queda de juros”, proclama a Folha, no mesmo diapasão dos grandes jornais.
E diz que isso “aumenta a pressão” para que o Banco central promova um corte maior nas taxas de juros, a fim de garantir uma recuperação da velocidade de expansão da economia.
Ora, que o Banco Central se preocupe – não circunstancial, mas permanentemente – com a expansão da economia é o óbvio ululante. Não o BC brasileiro, mas qualquer autoridade monetária, em qualquer país do mundo.

Europa e Estados Unidos, a primeira com injeções maciças de dinheiro no sistema bancário e e segundo com as duas etapas do gigantesco “quantitative easing”, uma troca de papéis do Tesouro americano que  produz o mesmo efeito, não fazem o mesmo todo santo dia?
E olhe que, ao contrário de cá, lá não há sinais expressivos de queda da inflação. A inflação na Zona do Euro, cuja meta é ficar abaixo de 2%, está em 2,7%, depois de ter batido os 3% ano passado. Nos EUA, onde o Federal Reserve finalmente resolveu-se a formalizar a meta de inflação, para os mesmos 2% máximos aceitáveis, a alta de preços supera os 2,9%.
Portanto, embora a missão dos bancos centrais, como autoridades monetárias, seja a de serem os guardiões das moedas nacionais – ou supranacionais, como o Euro – , não os descola jamais da ideia de induzir o crescimento da atividade econômica, sempre que, é claro, sua velocidade não esteja provocando situações de excessiva pressão inflacionária.
Logo, uma aceleração da economia dentro e patamares sólidos de expansão é obejtivo natural dos BCs e  leva àquela que, teoricamente, é aquela chamada “taxa neutra de juros”, ou seja, os juros mínimos par, compensada a inflação, induzir o crescimento econômico. Taxa que,enquanto aqui ainda é das maiores do mundo, em casos como o europeu e o norrteamericano é, até, negativa, pela necessidade de ativarem suas economias.
É curiosa essa visão que afirma que isso “pressiona” o Banco  Central a para uma taxa de juros menor.
Veja que interessante o uso o verbo “pressionar” para o fato de o Banco Central pagar juros menores.
Imagine o caro leitor  que alguém lhe “pressione” a pagar menos juros, em lugar de mais juros…
É o paradoxo do jornalismo econômico brasileiro: tudo que não é “a favor” do mercado, tudo que não corresponda à lógica da acumulação financeira, tudo que guarde compromisso com o interesse social em matéria econômica, desde a manutenção dos preços dos combustíveis à redução dos juros que sufocam o Estado brasileiro é visto como “pecado”.
E o fundamentalismo de mercado condena sem piedade quem o pratica.



.
Follow Me on Pinterest

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,86,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,55,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,12,Vídeos,42,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Para a mídia, crescimento e juros baixos são pecados
Para a mídia, crescimento e juros baixos são pecados
http://2.bp.blogspot.com/-CV5LDpxIi1o/T1eJr11pjzI/AAAAAAAAC-s/3KN4XVHUCzY/s400/Deus-mercado.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-CV5LDpxIi1o/T1eJr11pjzI/AAAAAAAAC-s/3KN4XVHUCzY/s72-c/Deus-mercado.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2012/03/para-midia-crescimento-e-juros-baixos.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2012/03/para-midia-crescimento-e-juros-baixos.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy