Camargo Corrêa demite cerca de mil operários

Voltava da região dos lagos para o Rio de Janeiro, onde estive para um compromisso profissional. Enfrentava um pesado congestionamento...


Voltava da região dos lagos para o Rio de Janeiro, onde estive para um compromisso profissional. Enfrentava um pesado congestionamento de mais de 8 km, segundo informou a rádio Band News Fluminense. A assessoria de imprensa da CCR, da Camargo e Corrêa, havia acabado de informar, segundo o radialista, que o trânsito estava normal na rodovia. Eu estava lá, parado, como tantos outros carros.

Este fato me fez lembrar que ainda esta semana a CCR conseguiu uma espécie de monopólio no trajeto Rio-Niterói, ao adquirir 80% das Barcas SA, já sendo proprietária da Ponte e da Via Lagos. Já em casa e tentando descansar das quatro horas de trânsito intenso, leio a seguinte notícia:

Por Altamiro Borges

Numa atitude truculenta, a construtora Camargo Corrêa demitiu cerca de mil operários da obra da usina de Jirau, em Rondônia. A medida foi tomada após o fim da greve de três dias por melhores salários e condições de trabalho. A desculpa foi a de que alguns trabalhadores promoveram atos de vandalismo na terça-feira passada (3), quando parte dos alojamentos foi queimada.
Segundo justificativa da empresa, a principal construtora da obra, vários funcionários pediram demissão temendo novos atos de violência no canteiro de obras. Eles já receberam transporte para as suas cidades de origem. Jirau é uma das maiores hidrelétricas planejadas pelo governo federal na Amazônia. Ela emprega 20 mil operários e deve começar a gerar energia no final deste ano.

Péssimas condições de trabalho

As péssimas condições de trabalho já resultaram em três greves gerais e inúmeros protestos. A última, que durou três dias, foi das mais tensas. A Camargo Corrêa agiu com total intransigência, provocando os trabalhadores. O clima de radicalização atingiu o seu ápice com a destruição de 36 dos 91 alojamentos. De imediato, a Polícia Civil de Rondônia acusou alguns operários pelo incêndio – 17 já foram presos e a Justiça expediu outros 24 mandados de prisão.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil ainda não se pronunciou sobre o incidente. Aguarda o termino da apuração. Apesar do fim da greve, o clima no canteiro de obra é de revolta. Na quinta-feira, cerca de 40% dos operários retornaram ao trabalho. O acordo assinado na greve do ano passado foi descumprido pela construtora. O temor é que ocorra o mesmo agora.

Inspeção no canteiro de obras

Na semana passada, a Justiça do Trabalho informou que fará inspeção na obra para analisar a segurança e as acomodações dos trabalhadores. Caso seja apurada a precariedade nas obras, as construtoras que operam em Jirau serão obrigadas a pagar R$ 1 mil diários de multa por trabalhador encontrado em más condições. Mas os operários não acreditam que as poderosas empresas, principalmente a Camargo Corrêa, sejam multadas! Elas mandam e desmandam na região e nos poderes públicos!




Follow Me on Pinterest

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,8,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,120,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1299,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,45,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,39,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Camargo Corrêa demite cerca de mil operários
Camargo Corrêa demite cerca de mil operários
http://oglobo.globo.com/in/4520931-db8-f31/FT407A/2012040460635.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2012/04/camargo-correa-demite-cerca-de-mil.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2012/04/camargo-correa-demite-cerca-de-mil.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy