Jornalista policial tem casa metralhada na Paraíba

SHARE:


Por Natalia Mazotte

Um repórter policial teve a casa alvejada a tiros na madrugada deste sábado, 28 de abril, em João Pessoa, capital da Paraíba, informou o portal Uol. O atentado ocorreu apenas cinco dias depois doassassinato do blogueiro político Décio Sá, o sexto jornalista brasileiro morto em menos de cinco meses.

Vinícius Henriques, que também é policial aposentado, estava dormindo com a família quando osbandidos efetuaram os disparos, por volta das 3h, de acordo com o site Click PB. Testemunhas disseram que os tiros foram disparados por três homens de moto. O portão da casa de Henriques e um carro que estava na garagem foram atingidos, mas ninguém ficou ferido.

O jornalista trabalha há mais de 15 anos com reportagens policiais e atualmente apresenta um programa sobre denúncias de fatos policiais na Rádio Arapuan. Segundo ele, a ação teve a intenção de intimidá-lo. “Não quero atribuir esse atentado a ninguém, mas o alvo era eu, fizeram isso para me intimidar, porque só falo a verdade, não tenho medo de nada e de ninguém (...)”, observou, citado pelo site PB Agora. O caso está sendo investigado, mas a polícia informou que ainda não há suspeitos.

Segundo o Portal Araçagi, após o atentado, outros repórteres da área policial denunciaram nas redes sociais que sofrem ameaças de criminosos em razão de seu trabalho jornalístico. O Secretário de Segurança do Estado, Claudio Lima, confirmou o risco para a imprensa paraibana. Segundo ele, o serviço de inteligência da polícia descobriu, a partir de escutas telefônicas, jornalistas na 'lista negra' de traficantes da região, noticiou o Click PB.

A Associação Paraibana de Imprensa (API) divulgou uma nota oficial de repúdio ao ato que classificou como um crime e uma ameaça a liberdade de expressão e contra o Estado Democrático de Direito, de acordo com o site Paraíba.

A escalada da violência contra jornalistas no Brasil confirma, infelizmente, uma tendência já assinalada na última classificação mundial da liberdade de imprensa publicada por Repórteres sem Fronteiras, na qual o país surge na 99ª posição, após uma queda de 41 lugares, a segunda queda mais acentuada entre os países da América Latina.

De acordo com o International News Safety Institute (INSI), no ano passado, o Brasil foi o 8º país mais perigoso do mundo para jornalistas e agora, segundo dados divulgados pela ONG suíça Press Emblem Campaign (PEC), o país está em segundo lugar no ranking de 2012, atrás apenas da Síria.

COMMENTS

BLOGGER: 2
  1. Em João Pessoa adotou-se a prática de que o jornalista tem que ser escrachado para permanecer na tela.E mais, a notícia não é suficiente, os repóres tiram sarro da cara dos bandidos e fazem questão de exibir imagens fortes das vítimas. Nem todo mundo é obrigado a aceitar este tipo de "jornalismo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, com certeza o jornalismo tem perdido muita qualidade, em todo o país. Certamente não somos obrigados a conviver com este tipo de jornalismo circense, que nem sei dizer se é o caso da vítima sitada na matéria acima. Mas nada nos dá o direito de matar ou metralhar a casa de ninguém. Nem ninguém.
      Violência gera violência. Não é assim que construiremos um país mais democrático e com um jornalismo de melhor qualidade.

      Excluir
DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.

Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,17,Arte,21,Arte Digital,16,Artigos próprios,106,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,11,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,11,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,124,Educar,31,Ensaios,14,Entrevistas,44,Fabio Nogueira,25,featured,4,Fotografia,46,Games,3,HQ,16,In Memoriam,4,Informe,1,Jornais,27,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,41,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1304,Música,117,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,60,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Poesia,41,Política Carioca,143,Política Internacional,344,Política Nacional,1033,Q tem pra V,98,Rádio/TV,30,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,24,tattoo,5,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,58,Web,46,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Jornalista policial tem casa metralhada na Paraíba
Jornalista policial tem casa metralhada na Paraíba
http://3.bp.blogspot.com/-K0rN8B-GdAc/T59Wylv5GEI/AAAAAAAADl0/mPFc2sbPSW0/s1600/Capturar.JPG
http://3.bp.blogspot.com/-K0rN8B-GdAc/T59Wylv5GEI/AAAAAAAADl0/mPFc2sbPSW0/s72-c/Capturar.JPG
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2012/04/jornalista-policial-tem-casa-metralhada.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2012/04/jornalista-policial-tem-casa-metralhada.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy