Os blogues, a blogosfera, os grandes e meus quatro anos

Dia 06/05/2012 este blogue completará quatro anos de existência. Não foi o primeiro ou o segundo que criei, mas é o único que ainda se ...


Dia 06/05/2012 este blogue completará quatro anos de existência. Não foi o primeiro ou o segundo que criei, mas é o único que ainda se mantém vivo. O primeiro que fiz era dedicado a postar poesias de minha autoria e nada mais. O resultado foi compilado em um livro chamado Antologia Poética e pode ser baixado gratuitamente, assim como os outros três que escrevi.

O verdadeiro motivo que me trouxe até este texto não foi exatamente o aniversário do Comunica Tudo,  nem a poesia, mas sim uma postagem que li hoje. Falava sobre a Blogosfera e os pequenos blogues em geral. Em seu discurso, o autor dizia, mostrando números e estatísticas, que seu blogue não é tão bom quanto você pode pensar, pois o alcance dele é mínimo e, para provar sua tese, fazia inúmeras comprovações exibindo dados numéricos.


O fio condutor do pensamento dele era a insignificância da Blogosfera diante da imensidão de conteúdo produzido diariamente na internet. E o autor daquele blogue diz ter apenas 300 mil visitas mensais. O Comunica Tudo tem, em média, pouco mais de 400 visualizações diárias. 

Penso que ninguém é desimportante. Mas o principal de sua abordagem era dizer que modificar qualquer coisa através da esfera virtual de blogues era pura ilusão, dada a nossa insignificância estatística diante de um 'mundo de peso' que ele chamava de real e poderoso.

Posso aqui convocar dezenas ou centenas de blogueiros e não-blogueiros e pedir para que cada um cite um fato que contrarie nosso amigo. Um pequeno e significante exemplo recente disso é este: Adianta reagir: STJ pode rever decisão pró-pedofilia. O texto fala exatamente dessa reação estatisticamente insignificante, mas que já alterou os rumos de uma importante decisão do STJ. Não é pouco.

Inúmeros casos de notícias falsas, publicadas pela grande imprensa brasileira, foram desmentidas por ninguém mais, ninguém menos, que a Blogosfera. Os casos provavelmente ultrapassem a casa das centenas. Isto é muito importante para toda a sociedade. E mais: inúmeras denúncias de abusos, assassinatos, escravagismo, e assim por diante, tiveram seu início nos blogues pequenos, ganharam dimensão e foram parar nas páginas da grande imprensa. Outra vitória fabulosa.

A ideia de que seu blogue não vai mudar o mundo é verdadeira e muito relevante. Mas o pensamento e o fato de que seu blogue vai atuar e dialogar com o mundo é bastante real, significante, cheio de valores e mais: eu diria até que é essencial. Posicionar-se perante o mundo, dialogar, interagir, vivenciar, experimentar, conhecer, rir, chorar.

Esta pequena experiência que completará quatro anos no próximo mês foi o motivo de eu ter participado do encontro de blogueiros no Rio de Janeiro, em 2011. Isto, por si só, permitiu-me conhecer José de Abreu e me tornar amigo de Bemvindo Sequeira, pessoa que mora em meu coração, tanto quanto o Daniel Alcântara, o Sérgio Telles, o Beto Mafra, a Denise, o Cloaca e tantas outras pessoas indescritíveis. Só isso já compensou a 'insignificância' da Blogosfera e do meu blogue. E por causa desta pequena página que também me tornei amigo de gente maravilhosa como Diego Pignones, colaborador daqui, o LEN, a Niara, o Sérgio Pecci e muito, mas muito mais pessoas incríveis. E mais: ainda ganhei três prêmios Top100 em Comunicação e Marketing, na categoria profissional, por três anos consecutivos. Esta história está melhor descrita AQUI.

Se tudo terminasse assim, eu já estaria satisfeito com minha insignificância estatística. Mas ainda tem muito mais e são tantas coisas que ganhei em minha vida que esta pequena página de trocas de informações, notícias, análises e pensamentos se tornou objeto de meu amor, de minha dedicação, de meu crescimento pessoal e profissional. E se isto é ser insignificante para as estatísticas e os grandes números, então quero ser o menor dentre os blogueiros, como São Francisco viveu para ser o menor dentre os homens. Viva a esfera menor da Blogosfera.



Follow Me on Pinterest

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Os blogues, a blogosfera, os grandes e meus quatro anos
Os blogues, a blogosfera, os grandes e meus quatro anos
http://1.bp.blogspot.com/-N4XkYWJcil4/T34r2insBmI/AAAAAAAADQk/PmMCQrQHq-M/s640/test.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-N4XkYWJcil4/T34r2insBmI/AAAAAAAADQk/PmMCQrQHq-M/s72-c/test.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2012/04/os-blogues-blogosfera-os-grandes-e-meus.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2012/04/os-blogues-blogosfera-os-grandes-e-meus.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy