05/04/2012

Os blogues, a blogosfera, os grandes e meus quatro anos


Dia 06/05/2012 este blogue completará quatro anos de existência. Não foi o primeiro ou o segundo que criei, mas é o único que ainda se mantém vivo. O primeiro que fiz era dedicado a postar poesias de minha autoria e nada mais. O resultado foi compilado em um livro chamado Antologia Poética e pode ser baixado gratuitamente, assim como os outros três que escrevi.

O verdadeiro motivo que me trouxe até este texto não foi exatamente o aniversário do Comunica Tudo,  nem a poesia, mas sim uma postagem que li hoje. Falava sobre a Blogosfera e os pequenos blogues em geral. Em seu discurso, o autor dizia, mostrando números e estatísticas, que seu blogue não é tão bom quanto você pode pensar, pois o alcance dele é mínimo e, para provar sua tese, fazia inúmeras comprovações exibindo dados numéricos.


O fio condutor do pensamento dele era a insignificância da Blogosfera diante da imensidão de conteúdo produzido diariamente na internet. E o autor daquele blogue diz ter apenas 300 mil visitas mensais. O Comunica Tudo tem, em média, pouco mais de 400 visualizações diárias. 

Penso que ninguém é desimportante. Mas o principal de sua abordagem era dizer que modificar qualquer coisa através da esfera virtual de blogues era pura ilusão, dada a nossa insignificância estatística diante de um 'mundo de peso' que ele chamava de real e poderoso.

Posso aqui convocar dezenas ou centenas de blogueiros e não-blogueiros e pedir para que cada um cite um fato que contrarie nosso amigo. Um pequeno e significante exemplo recente disso é este: Adianta reagir: STJ pode rever decisão pró-pedofilia. O texto fala exatamente dessa reação estatisticamente insignificante, mas que já alterou os rumos de uma importante decisão do STJ. Não é pouco.

Inúmeros casos de notícias falsas, publicadas pela grande imprensa brasileira, foram desmentidas por ninguém mais, ninguém menos, que a Blogosfera. Os casos provavelmente ultrapassem a casa das centenas. Isto é muito importante para toda a sociedade. E mais: inúmeras denúncias de abusos, assassinatos, escravagismo, e assim por diante, tiveram seu início nos blogues pequenos, ganharam dimensão e foram parar nas páginas da grande imprensa. Outra vitória fabulosa.

A ideia de que seu blogue não vai mudar o mundo é verdadeira e muito relevante. Mas o pensamento e o fato de que seu blogue vai atuar e dialogar com o mundo é bastante real, significante, cheio de valores e mais: eu diria até que é essencial. Posicionar-se perante o mundo, dialogar, interagir, vivenciar, experimentar, conhecer, rir, chorar.

Esta pequena experiência que completará quatro anos no próximo mês foi o motivo de eu ter participado do encontro de blogueiros no Rio de Janeiro, em 2011. Isto, por si só, permitiu-me conhecer José de Abreu e me tornar amigo de Bemvindo Sequeira, pessoa que mora em meu coração, tanto quanto o Daniel Alcântara, o Sérgio Telles, o Beto Mafra, a Denise, o Cloaca e tantas outras pessoas indescritíveis. Só isso já compensou a 'insignificância' da Blogosfera e do meu blogue. E por causa desta pequena página que também me tornei amigo de gente maravilhosa como Diego Pignones, colaborador daqui, o LEN, a Niara, o Sérgio Pecci e muito, mas muito mais pessoas incríveis. E mais: ainda ganhei três prêmios Top100 em Comunicação e Marketing, na categoria profissional, por três anos consecutivos. Esta história está melhor descrita AQUI.

Se tudo terminasse assim, eu já estaria satisfeito com minha insignificância estatística. Mas ainda tem muito mais e são tantas coisas que ganhei em minha vida que esta pequena página de trocas de informações, notícias, análises e pensamentos se tornou objeto de meu amor, de minha dedicação, de meu crescimento pessoal e profissional. E se isto é ser insignificante para as estatísticas e os grandes números, então quero ser o menor dentre os blogueiros, como São Francisco viveu para ser o menor dentre os homens. Viva a esfera menor da Blogosfera.



Follow Me on Pinterest

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.