PSDB quer postos de comando na CPI do Cachoeira

PSDB contesta CPI “chapa-branca”, presidida e relatada por partidos da base do governo. Assinaturas de adesão à comissão devem ser ent...



PSDB contesta CPI “chapa-branca”, presidida e relatada por partidos da base do governo. Assinaturas de adesão à comissão devem ser entregues até terça-feira
A coleta de assinaturas de adesão à comissão parlamentar mista de inquérito (CPI) que investigará as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com parlamentares mal começou. Mas o PSDB se adiantou e, em moção encaminhada aos presidentes do Senado e da Câmara, José Sarney (PMDB-AP) e Marco Maia (PT-RS), pede que a composição do colegiado atenda ao critério tradicional que garante postos de comando à Minoria – leia-se oposição. Subscrita pelos líderes do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), e no Senado, Alvaro Dias (PR), a moção pede “ampla e necessária” presença dos oposicionistas em cargos de destaque do colegiado – na verdade, o partido pretende ocupar a relatoria da CPI.

Para Alvaro Dias, o colegiado é um instrumento tipicamente das oposições, por seu papel fiscalizatório em relação aos grupos políticos dominantes. Governistas no comando, disse o tucano, tornaria ainda mais “achincalhada” a imagem do Parlamento, e da própria CPI como “instituto”. “Não podemos passar a ideia, logo no início dos trabalhos de uma comissão parlamentar de inquérito, de que se trata de uma CPI chapa-branca, fadada ao insucesso. Até há alguns anos, tínhamos uma tradição respeitada no Parlamento brasileiro: toda comissão parlamentar de inquérito tinha o comando com a divisão de responsabilidade”, observou o senador paranaense.


“Aliás, é bom dizer que esse é um instrumento que se torna prerrogativa insubstituível da Minoria”, enfatizou o tucano.
Para os tucanos, a distribuição de postos-chave para a minoria é a única forma de assegurar “transparência e isenção” aos procedimentos de investigação, bem como de impedir que o colegiado seja dominado por “agrupamentos políticos”. “E que todos os fatos fartamente publicados sejam apurados, bem como denunciar e punir as pessoas envolvidas. [...] O processo de investigação, como sabem os ilustres presidentes, não pode ser conduzido por agrupamentos políticos sem compromisso com a verdade e que não seja permitido que parlamentares arrolados na investigação integram o referido colegiado”, diz trecho do documento encaminhado aos presidentes do Congresso.
coleta de assinaturas foi iniciada nesta quinta-feira (12), depois confirmado o nome de Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) para presidir o Conselho de Ética do Senado – onde o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), um dos principais envolvidos no esquema de jogo ilegal de Cachoeira, será julgado por quebra de decoro parlamentar. O relator do processo de cassação será o petista Humberto Costa (PE), depois da recusa, “por questões de foro íntimo”, de cinco nomes indicados para a função: Lobão Filho (PMDB-MA), Gim Argello (PTB-DF), Ciro Nogueira (PP-PI), Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL). Jucá foi além e, na tarde desta quinta-feira (12), disse que não assinaria o requerimento de instalação da CPI. “Uma CPI nunca é boa para o governo”, resumiu.
E Demóstenes Torres voltou ao Senado hoje (quinta, 12), depois de quase de um mês afastado da atividade parlamentar, enquanto notícias diárias sobre o caso Cachoeira complicavam sua situação política. Diante dos pares do Conselho de Ética, ele se disse “inocente” em relação às acusações, e que provaria a hipotética condição (confira aqui).
Disputa por holofotes
Em relação à CPI mista, o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), diz que a obtenção do número mínimo de 198 assinaturas de adesão para instalar a CPI não será problema (são necessárias ao menos 27 assinaturas no Senado e 171 na Câmara). O impasse agora, como sinalizou as bancadas do PSDB na Câmara e no Senado, é a composição do colegiado. “É óbvio que vamos ter reclamação de um ou outro. É natural, e nos foi solicitado o aumento do número de membros – inicialmente eram 12 senadores e 12 deputados. A Câmara resolveu aumentar para 15 e 15, lembrando que são 15 titulares e 15 suplentes, ou seja, 30 de uma Casa e 30 da outra. Vamos ter um plenário de 60 parlamentares. É um número razoável, dá para fazermos uma compatibilização, com a participação de todos os partidos”, declarou Walter Pinheiro.
Mas uma frase do senador petista demonstra que a minoria pode sair descontente da distribuição dos postos de comando. “O natural, histórico, que se sempre se adotou aqui na Casa, é que se leve em consideração o tamanho das bancadas para preencher cargos de comissão, de CPI, indicação para presidir e relatar matéria. Esse vai ser o critério também para a comissão”, avisou o parlamentar baiano.
Por esse critério, a Minoria, com 14 representantes (dez do PSDB e quatro do DEM, agora com a desfiliação de Demóstenes), teria menos representação do que pretende ter. O Bloco da Maioria (PMDB, PP e PV), por exemplo, conta com 26 senadores. Já o Bloco de Apoio ao Governo (PT, PCdoB, PSB, PDT e PRB) tem 25 representantes. PT e PMDB vão brigar pela relatoria da comissão de inquérito. Segundo a Secretaria Geral da Mesa, o bloco da maioria terá direito a cinco vagas de titular no colegiado, o mesmo número do bloco do governo. Minoria, por sua vez, terá direito a três assentos no colegiado, enquanto o novo bloco (“União e Força”, cujo líder é o petebista Gil Argello – DF) formado por PTB, PR e PSC terá dois assentos garantidos.
Mais uma vaga ainda será reservada para PSD (Sérgio Petecão – AC), Psol (Randolfe Rodrigues – AP) ou PV (Paulo Davim – RN) – ou seja, terão sido garantidas 16 vagas na CPI. É provável que a última vaga fique para Randolfe, autor do requerimento de abertura de processo por quebra de decoro contra Demóstenes no Conselho de Ética. Ainda segundo a Secretaria Geral da Mesa, a incongruência dos números é explicada pelo regimento: uma vaga extra é sempre assegurada a partidos que não formam bloco, ou seja, não estão incluídos nos critérios de proporcionalidade partidária.




Follow Me on Pinterest

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: PSDB quer postos de comando na CPI do Cachoeira
PSDB quer postos de comando na CPI do Cachoeira
http://3.bp.blogspot.com/-98_mCfn1lLw/T4g92PG_ZiI/AAAAAAAADYk/Hs8DOSRjHmQ/s320/Capturar.JPG
http://3.bp.blogspot.com/-98_mCfn1lLw/T4g92PG_ZiI/AAAAAAAADYk/Hs8DOSRjHmQ/s72-c/Capturar.JPG
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2012/04/psdb-quer-postos-de-comando-na-cpi-do.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2012/04/psdb-quer-postos-de-comando-na-cpi-do.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy