Tristes 'Retratos da Leitura no Brasil'

Por Christina Lima Além de divulgar números desoladores sobre o comportamento do leitor no país como o fato de os brasileiros lerem apen...

Por Christina Lima

Além de divulgar números desoladores sobre o comportamento do leitor no país como o fato de os brasileiros lerem apenas 2,1 livros por ano e 75% da população nunca ter pisado em uma biblioteca na vida, a pesquisa 'Retratos da Leitura no Brasil' também revelou pela primeira vez dados sobre o hábito de ler livros digitais.

A 3ª edição do estudo elaborado pelo Instituto Pró-Livro, que ouviu 5.012 pessoas entre 11 de junho e 3 de julho de 2011, aponta que os e-books ainda não fazem parte da nossa realidade: a penetração soma 5% dos entrevistados, ou seja, 9,5 milhões de adeptos. Já 70% nunca ouviram falar dos livros eletrônicos; desses, 25% representam pessoas que não ouviram falar, mas, em contrapartida, gostariam de conhecer.

A maioria dos leitores de e-books é da classe A, tem nível superior completo e idade de 18 a 24 anos (12%). Entre 11 e 13 anos registrou-se o percentual de 5%; entre os consultados de 14 a 17 anos o índice ficou em 7%. De acordo com a pesquisa, 52% dos leitores são mulheres e 48% homens. Mais de 80% baixou um livro gratuitamente pela web e, desse grupo, 38% baixaram cópias ilegais; apenas 13% pagaram pelo download.
A dificuldade de adesão aos e-books têm relação com as estatísticas de uso da internet no Brasil: entre os entrevistados, 54% não acessam a internet, 7% afirmam acessar raramente e 6% uma vez por semana. Entre os que acessam a web, apenas 7% utilizam para baixar ou ler livros.

Sobre a convivência entre livros digitais e impressos, segundo a pesquisa, 52% acreditam que os livros impressos nunca vão acabar e coexistirão pacificamente com os livros digitais, enquanto 17% pensam que os impressos vão continuar, mas em pequenas edições. Já 7% afirmam que é uma questão de tempo para que os livros no papel desapareçam; e outros 7% acham que os digitais serão sempre para poucos interessados.

Esses números não desanimam Karine Pansa, pelo contrário. A presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), instituição organizadora do 3º Congresso Internacional do Livro Digital, que será realizado nos dias 10 e 11 de maio, em São Paulo, não considera o número absoluto de 9,5 milhões de pessoas em contato com e-books inexpressivo. "A pesquisa indica que 64% do público consultado concorda que ler é importante e pode gerar uma melhoria socioeconômica. Meu otimismo vem da tendência positiva expressa pelos 25% que disseram não conhecer, mas estão interessados".

Para o desenvolvimento do mercado de e-books é preciso internet, preço acessível e conteúdo a ser disponibilizado, e Karine aposta em parte no Ministério da Educação que planeja distribuir no segundo semestre de 2012 tablets para 600 mil professores. "O equipamento já vai chegar para quem tem acesso à internet e nessa conjuntura o quadro é estimulante. Vale lembrar que as estatísticas brasileiras refletem a falta de maturidade da nossa população em relação à leitura se comprada à Europa e aos Estados Unidos. Ainda temos um período de crescimento pela frente".

Em sua 3ª edição, momento que Karine considera de "aquecimento de motores", o Congresso Internacional CBL do Livro Digital pretende desmistificar visões equivocadas que o mercado estava tentando formar para os editores brasileiros. "Vamos mostrar experiências bem-sucedidas aqui e no exterior. Entre os convidados está Young Chi, presidente da International Publishers Association, que vai trazer novidades em nível mundial. Um representante da Amazon também virá para contar como foi o processo de adaptação desse mercado nos Estados Unidos".

Enquanto isso, nos EUA

Uma recente pesquisa do Pew Research Center's Internet & American Life Project, divulgada em 4 de abril, aponta que um quinto dos adultos norte-americanos (21%) disseram em fevereiro que leram um e-book durante 2011. Em meados de dezembro de 2011, essa porcentagem era de 17%.

Segundo o estudo 'The rise of e-reading', a ascensão dos e-books na cultura americana é parte da mudança do impresso para o digital. Levando em conta uma definição mais ampla do conteúdo eletrônico - que inclui revistas, jornais, artigos em formato digital lidos em livros eletrônicos, computador, tablet ou telefone celular - 43% dos norte-americanos de 16 anos ou mais dizem ter lido um livro eletrônico no ano passado.

Aqueles que mergulharam de cabeça na leitura de e-livros são os leitores que já gostam de ler em todos os formatos: 88% dos que leram e-books nos últimos 12 meses também leram livros impressos. Eles lêem mais frequentemente por uma série de razões: por prazer, pesquisa, para saber sobre eventos atuais, para o trabalho ou para escola. São ainda mais propensos a ter comprado seu livro mais recente - e não pego emprestado - e a comprar livros em geral, depois de ter pesquisado on-line.



Follow Me on Pinterest

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,8,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,120,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1299,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,45,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,39,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Tristes 'Retratos da Leitura no Brasil'
Tristes 'Retratos da Leitura no Brasil'
http://www.nosdacomunicacao.com.br/imagens/noticias/e_book_250x250.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2012/04/tristes-retratos-da-leitura-no-brasil.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2012/04/tristes-retratos-da-leitura-no-brasil.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy