30/05/2012

As rapidinhas do Sr Comunica - 30/05/2012

Indifference, Gilles Tran, 2000
1 - A velha mídia (Globo, Folha, Estadão e Veja/Abril) após sucessivas derrotas em suas lutas contra as mídias sociais, a blogosfera e a redemocratização das comunicações (nada além da constituição), resolveu reagir com o que sabe fazer melhor: acusar, atacar e plantar informações na imprensa (também conhecidas por factóides no meio jornalístico).


2 - O resultado destas ações é o mesmo de sempre: mídias sociais e blogosfera deixam de se articular em prol de algo comum e passam a responder e desmentir os ataques. Ponto pra velha mídia, que se não consegue deletar as sociais e os blogues, ao menos os deixa estagnados, respondendo e desmentindo e eternamente.

3 - Em 2008 o ministro Gilmar Mendes protagonizou o escândalo dos grampos ao afirmar em uma reportagem da Veja (sim, a Veja, sempre a Veja) que ele e o senador Demóstenes (sim, Demóstenes, o ex-mosqueteiro da ética no senado, ameaçado de cassação por negócios escusos com o bicheiro Cachoeira), foram grampeados por um "estado policialesco". O episódio ficou popularmente conhecido como o caso do grampo sem áudio. Nem a Veja, nem Gilmar, nem ninguém apresentou o áudio dos tais grampos (com informações do blog do Mello).

4 - Interessante, e não por acaso, é que Cachoeira é suspeito de ter pago viagem para Gilmar Mendes e o senador para Berlim. Parece que o ataque é a melhor defesa, ao menos em termos midiáticos.

5 - O que o esporte venezuelano tem a ensinar ao brasileiro. Leia a interessante postagem feita por Juca Kfouri em seu blog. O Brasil tem mesmo algo a aprender.

6 - Apesar dos vetos feitos por Dilma ao Código Florestal, este humilde blogueiro não alimenta esperanças de um futuro verde para o Brasil, principalmente depois que passar a Conferência Rio + 20. A mesma pressão que sofre a Lei Maria da Penha no Congresso, com emendas que pretendem torná-la de efeito praticamente nulo, sofrerá também o Código a partir do segundo semestre deste ano. É preciso que o povo se mobilize em grande escala para defender o meio ambiente. No mais, organizações dizem que vetos abrem brechas para crimes ambientais. Clique no link para ler.

7 - O Facebook, campeão de censura das mídias sociais, após realizar seu IPO, continua tendo as mesmas ações de antes. Após Marcha das Vadias, Facebook censura perfil de usuárias brasileiras. Leia postagem no blogue de Maria Kubik Mano.

8 - Agora o Comunica Tudo, no canto esquerdo do blogue na versão para web, conta com as 10 postagens mais lidas na última semana. Assim, o caro leitor pode ter uma ideia melhor dos assuntos mais comentados e vistos por aqui.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.