21/05/2012

Barrigada mundial: dentista arranca todos os dentes de ex-namorado por vingança


Descubra se a história da polonesa Anna Mackowiak, que teria arrancado todos os dentes do ex-namorado para se vingar pelo término do romance, é verdadeira ou falsa!
A notícia apareceu na web em abril. A dentista Anna Mackowiak, depois de levar um fora do namorado – Marek Olszewski -, resolveu se vingar arrancando-lhe todos os dentes da boca!
Jornais do mundo todo noticiaram a dentista vingativa
Jornais do mundo todo noticiaram sobre a dentista vingativa
De acordo com vários e vários sites de notícias, Anna teria se aproveitado que o ex iria se consultar em sua clínica e aplicou uma forte anestesia que o fez ficar desacordado para, então, fazer as extrações. Quando o rapaz acordou, estava banguela!
E ainda, a dentista estaria sendo investigada na Polônia por negligência médica e pode pegar até três anos de prisão.

Depois de ser publicado no jornal britânico Daily Mail (a notícia foi removida), vários outros jornais republicaram a notícia. Mas ficamos em dúvida, será que essa história é verdadeira ou falsa?
É falsa! O fato nunca ocorreu naquele país[bb]!
Quem fez o que todo jornalista deve fazer e pesquisou os fatos foi o reporter Erin Tennant, da MSNBC. Com apenas algumas simples consultas, Tennant descobriu que:
  • A delegacia de Wroclaw na Polônia (cidade onde o fato teria acontecido) negou qualquer registro de incidente com essas características
  • Um consultor jurídico para a Câmara da Polônia de médicos e dentistas, que lida com questões disciplinares, disse que a organização não está investigando e nunca investigou qualquer caso semelhante
  • O mesmo consultor acrescentou que não há nenhuma dentista[bb]chamada Anna Mackowiak registrada na central de dentistas da Polônia

Barrigada mundial

No dia 02 de maio de 2012, o canal de notícias polonês TVN4 publicou um artigo ridicularizando a cobertura da mídia  estrangeira sobre a história falsa. De acordo com a publicação, tudo não passou de uma brincadeira que acabou se espalhando pela web até virar uma “verdade” e fazer com que vários jornais se passassem como bobos.
O jornal polonês A Gazeta de Wroclawska também desmente toda a história e confirma que a tal dentista não existe.

No Brasil

Vários sites brasileiros também caíram na pegadinha!

Vingança da dentista no Yahoo!
Vingança da dentista no Yahoo! Notícias
Vingança da dentista no Vírgula
Vingança da dentista no Vírgula

Conclusão

História falsa! Nem mesmo o repórter do Daily News, Simon Tomlinson, foi capaz de explicar de onde ele tirou tal notícia. O fato é que muita gente confiou no jornal e copiou a história sem ao menos pesquisar.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.