A noite dos conceitos antagônicos

Por  Diego Pignones Os tuitaços contra a Revista Veja estão mexendo com a internet como um todo. Já que o movimento não encontra cobertu...

Por Diego Pignones
Os tuitaços contra a Revista Veja estão mexendo com a internet como um todo. Já que o movimento não encontra cobertura nas mídias de massa, ele repercute na blogosfera e nas demais redes sociais.

Como pesquisador, é muito interessante analisar o discurso apresentado em peças televisivas e o discurso apresentado nos meios digitais.

Partidos de direita se apresentam na televisão como acadêmicos, cultos e detentores de argumentos. Porém, em blogs e redes sociais, seus correligionários são os que apelam para palavras de baixo calão, partem para ignorância e não estão dispostos a debater. Ou seja, tudo o que a direita fala sobre a esquerda, ela mesma, a direita, faz.


Sem mencionar a absurda hibridização de vocábulos que geram significados anormais e incoerentes. Fascistopetista, Comunonazista, Nazipetista, Lulofascismo, e por aí vai. Vocábulos cuja composição ou hibridização de palavras fariam Stálin, Hitler e Mussolini voltarem a vagar pela terra para acabar com esses absurdos gramaticais.

Não consigo compreender como pode alguém culto cometer tamanha gafe (me puxei no eufemismo) gramatical e muitas vezes cola.

Vamos esclarecer, mas sem entrar muito a fundo em conceitos e teorias tipo as dicotomias de Saussure (significante e significado):

O vocábulo ‘comunista’ significa algo. Já o verbete ‘nazista’, tem seu significado. No entanto, os significados de cada um impede sua fusão. Para ilustrar melhor a piada, seria como tentar cruzar um cachorro com uma gata e esperar a cria ‘canifelina’ nascer. Alguns podem afirmar que é possível hibridizar os absurdos mencionando que a égua deu pro tigre e saiu a zebra.

Ah, pois é! Mas não dá.

Se vamos ajeitar conceitos para o quadrado caber dentro do círculo, entramos nas chamadas teorias da conspiração. As teorias conspiratórias se formam quando há um fato, uma causa aparente e um provável desfecho que se encaixaria perfeitamente, porém mediante ajustes.

Divagações a parte.

Esses termos inventados em revistas, vlogs, blogs e nas próprias redes sociais têm como único intuito impactar e manipular a audiência leitora axilar (vulgo leitor de sovaco, aquele que corre as vistas sobre um texto, não lê, mas diz que leu).


Quando tem tuitaço contra a Veja, sei que pela direita se aproxima mais uma noite dos conceitos antagônicos. E é preocupante, ver que em muitas pessoas a manipulação dos vocábulos híbridos funciona e os coitados os reproduzem com tamanha convicção e afinco que até pode colar para outros indivíduos.
Indivíduos estes que recentemente desenterraram o aparelho montado pelo guru indiano da internet, aquele da campanha eleitoral de 2010, para trollar e manipular estatísticas e ‘trends’ como ocorrido no tuitaço da #VejaGolpista.

Mas, o mais intrigante é ver os argumentos e atuações desesperadas das mídias oligárquicas em defesa desta publicação. Seus laços espúrios com o bicheiro Cachoeira para acabar com reputações já estão comprovados em documentos da CPI que estão sendo amplamente divulgados em blogs e sites. A situação da revista está tão feia que nesta semana teremos uma Carta Capital que em minha modesta opinião deve entrar para a história da comunicação social. A capa da Carta Capital traz uma capa de sua principal concorrente e seu proprietário. Ou seja, a Carta Capital ao utilizar-se da metalinguagem inovou e rompeu paradigmas ao fazer uma metarevista que destaca o concorrente na capa.

Enquanto não rola a CPI, resta esperar pela próxima noite dos conceitos antagônicos para analisar a verborreia de blogueiros (agitadores de apartamento) da Veja e da Globo.

Às vezes acho irônico que em plena Era da Informação, termos pessoas que sofrem de restrição de informação. Mas convenhamos, a restrição de informação é a burrice controlada e a obsolescência programada do cérebro pelas oligarquias da mídia nacional.

Anotação na Margem:
- Enquanto finalizo este texto, rola no Twitter mais um protesto contra a Veja o #VejaPodreNoAr e, aparentemente, o aparelho do guru indiano foi reativado mais uma vez no estado de São Paulo.
Diego Pignones
Publicitário e pesquisador em Comunicação Social.
Twitter: @diegopignones


COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: A noite dos conceitos antagônicos
A noite dos conceitos antagônicos
http://4.bp.blogspot.com/-vrntXNHQ_Fc/T6X2AYxpdzI/AAAAAAAADok/PmtAZYIblYk/s320/262129031_fec016ce55.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-vrntXNHQ_Fc/T6X2AYxpdzI/AAAAAAAADok/PmtAZYIblYk/s72-c/262129031_fec016ce55.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2012/05/noite-dos-conceitos-antagonicos.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2012/05/noite-dos-conceitos-antagonicos.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy