25/05/2012

Um Kit para a Tecnologia Móvel em Comunidades Marginalizadas


Por Luis Henrique
Com a proliferação dos telefones celulares em comunidades marginalizadas e sub-representadas, é importante que a mídia cidadã e os ativistas aprendam mais sobre as questões de usabilidade e táticas que envolvem essa tecnologia de comunicação amplamente disponível. Uma vez que cada vez mais serviços móveis estão entrando em operação, o aprendizado sobre as tecnologias móveis pode ser muito útil. E, para os ativistas que estão por aí, há um conjunto de guias disponível online desde 2008.

Mobiles in-a-box [en] do Tactical Technology Collective é um conjunto de ferramentas e guias criado para ajudar ativistas a utilizarem as tecnologias móveis em suas ações. O material foi criado com o apoio de mais de 50 especialistas em tecnologia móvel e ativistas no período entre 2007 e 2008.
Este kit de ferramentas foi especialmente desenhado para demonstrar e inspirar o uso das tecnologias móveis como apoio a causas e campanhas. Usando softwares livres e códigos abertos, os usuários podem formatar e implementar suas próprias estratégias e projetos com serviços móveis.
O kit para a tecnologia móvel contém:
  • Táticas sugeridas para o emprego de aparelhos celulares como apoio a causas
  • Estudos de casos
  • Guias de orientação para você começar a fazer campanhas via celular
O projeto é uma das iniciativas bem-sucedidas [en] do Tactical Tech. O kit para a tecnologia móvel foi lançado em novembro de 2008 (em Francês e Inglês) e 4 mil cópias impressas foram despachadas para vários lugares do mundo. O Tactical Tech treinou diretamente 1.500 ativistas e recebeu milhões de hits em seu website.
O kit sobre as tecnologias móveis não vem sendo atualizado, mas ele foi publicado sob uma licença Creative Commons que permite aos usuários traduzirem, adaptarem e incrementarem os conteúdos. Essas ferramentas precisam ser traduzidas em muitas línguas para que possam beneficiar o maior número de comunidades possível. Você pode baixar a versão das ferramentas aqui [en].

Escrito por Rezwan · Traduzido por Luis Henrique · Veja o post original [en] 

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.