10/06/2012

Juros baixaram, mas tarifas bancárias aumentaram em até 41%


Juros baixaram, mas tarifas bancárias aumentaram em até 41%


Pesquisa feita pelo Procon mostra que a alta do preço dos pacotes bancários em um ano foi superior à inflação

As tarifas cobradas pelos principais bancos aumentaram até 41% em um ano, de acordo com pesquisa publicada pelo Procon-SP.

A pesquisa comparou o valor de pacotes oferecidos em maio de 2011 e em maio de 2012 pelos sete principais bancos privados e públicos: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Safra e Santander.


O aumento, na maioria dos casos, fica acima da inflação acumulada no período, de cerca de 5%.

O Itaú teve o maior aumento no preço cobrado por um pacote: 41%. O pacote do banco que sofreu o menor aumento teve alta de 5%, igual à inflação do período.
O Banco do Brasil teve uma elevação nos preços nivelada, com altas de 9,5% e 10%.

A Caixa Econômica Federal teve seus pacotes reajustados mais elasticamente, com o menor aumento do pacote de 2,99% e o maior de cerca de 30%.

No HSBC, o menor aumento foi de 6,4%, enquanto o máximo foi de 20%.

O banco Safra fez dois reajustes, de 11% e 28% no período analisado.

O Santander fez as menores alterações. O único pacote que teve aumento subiu somente 3%.

De acordo com Paulo Arthur Góes, diretor-executivo da Fundação Procon-SP, a grande quantidade de pacotes dificulta a comparação e a escolha do consumidor.

O Itaú diz que os dados da pesquisa mostram que o banco tem tarifas competitivas e seus pacotes estão entre os mais baratos do mercado.

Além disso, afirma que o Pacote Itaú Econômico, apontado na pesquisa como de maior variação, não tinha reajuste desde 2008 e não é mais comercializado.

O Banco do Brasil disse que não aumenta as tarifas desde abril de 2008, apenas tendo corrigido os preços praticados em percentuais inferiores à inflação do período.

A Caixa informou que, entre os pacotes analisados, a maior tarifa cobrada pelo banco é 60% mais barata que as semelhantes. O reajuste realizado em um dos pacotes, segundo o banco, ocorreu com o aumento da quantidade de serviços.

O Santander afirmou que oferece diversos pacotes de serviços para suprir as necessidades dos clientes de acordo com o perfil de consumo.

Os bancos Safra e HSBC não comentaram.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.