28/06/2012

Twitter é ferramenta mais usada por jornalistas brasileiros para divulgação de notícias, diz pesquisa



Em 2011, 68% dos jornalistas brasileiros utilizaram o Twitter como principal ferramenta digital de divulgação de notícias, segundo o Estudo de Jornalismo Digital da empresa Oriella PR Network. O estudo de 2011 entrevistou quase 500 jornalistas de 15 países – 84 dos quais eram brasileiros – e tinha o objetivo de acompanhar a utilização de tecnologias digitais pela imprensa mundial.
Os blogs são a segunda forma de divulgação mais usada pelos jornalistas brasileiros, segundo o estudo, com 59%. No entanto, a fonte principal desses jornalistas ainda é o press release, mencionado 32% das vezes. Entre as mídias sociais, desafio para os jornalistas, o Twitter é apontado como o mais utilizado pela imprensa nacional, com 67%. O Facebook empata com os blogs, com 57%.

O resultado sobre o Brasil coincide com a situação que o Centro Knight já apresentou sobre o México, onde as redes sociais têm sido bastante utilizadas na cobertura das eleições presidenciais, que acontecem em julho.

Em relação às publicações em meios digitais, 24% dos jornalistas brasileiros afirmaram só publicar conteúdo on-line. Segundo um estudo mencionado pela pesquisa da Oriella PR Network, daZenithOptimedia, em 2013 as receitas publicitárias de veículos on-line superarão aquelas direcionadas a impressos.

Esses resultados estão em consonância com os apresentados por um relatório divulgado pela Interacting Advertising Bureau (IAB-Brasil), que coloca a internet como segundo meio preferido para investimentos publicitários no Brasil, atrás apenas da televisão.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.