Publicação da Unesco propõe indicadores de qualidade para emissoras públicas

Na última semana de junho, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Empresa Brasileira de Com...


Na última semana de junho, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) lançaram a publicação 'Indicadores de qualidade nas emissoras públicas'. O documento, pode ser acessado gratuitamente, é o décimo volume de uma coleção e traz uma série de orientações para a avaliação do desempenho de estações de radiodifusão que se propõem a fazer comunicação pública.


Para Eugênio Bucci, jornalista, ex-presidente da extinta Radiobrás, de 2003 a 2007, e um dos autores da obra, tanto em relação ao nível de qualidade do conteúdo quanto no que diz respeito às questões administrativas, o Brasil está melhor do que muitos países da América Latina. 

Na publicação - assinada por Bucci e pelos jornalistas Marco Chiaretti e Ana Maria Fiorini - os autores defendem que, apesar das dimensões políticas locais das emissoras, algumas características deveriam ser comuns a esses veículos: independência editorial e financeira; autonomia dos órgãos de governança; diversidade e imparcialidade da programação; transparência em relação aos mandatos de serviços públicos e quanto à prestação de contas com órgãos reguladores e sociedade.

Bucci, que também é autor do livro 'Em Brasília, 19 horas' (Editora Record, 2008) em que revela os bastidores de sua passagem à frente da Radiobrás, destacou um limitador estrutural que reprime a qualidade desses canais. "Esse problema chama-se dependência política. Não temos ainda uma emissora pública que podemos chamar de independente. Desconheço também alguma estação nacional ou internacional que trabalhe com indicadores de qualidade", criticou.

A TV Cultura, de São Paulo, cujo Conselho Curador elege o diretor-presidente da emissora, principal posto da Fundação Padre Anchieta, responsável pelo canal, é um exemplo a ser seguido, na opinião de Bucci. "Isso cria um grau de autonomia relativamente superior, quando comparado ao que vemos em outras estações. Graças a isso, a TV Cultura tem um histórico de qualidade de produção e de programação", analisou, ressaltando que, no geral, o Brasil ainda está abaixo das emissoras públicas europeias e norte-americanas.

Para o jornalista, além da falta de autonomia política, as emissoras públicas brasileiras carecem de uma programação mais atraente e uma audiência mais participativa. "Ainda há um abismo entre essas emissoras e a sociedade. Sabemos, por pesquisas, que os paulistas expressam algum apreço pela TV Cultura, mas raramente a população assiste ao canal. Portanto, essa consciência ainda não existe", criticou Bucci, explicando que os canais são responsáveis pela baixa audiência. 

Apesar de a publicidade nas emissoras públicas ter seus entusiastas, o jornalista acredita que a venda de espaços publicitários é nociva, pois gera um vínculo negativo entre a emissora e o mercado anunciante. "Consequentemente, o canal público poderá se comportar como comercial na hora de mostrar sua eficiência aos anunciantes e acabará concorrendo com as emissoras privadas", explicou Bucci. "Publicidade é com as emissoras comerciais. As públicas devem fazer uma programação diferente, com critérios e fórmulas de financiamento diferentes", ponderou.

Segundo Guilherme Canela Godoi, coordenador de comunicação e informação no Brasil da Unesco, caso uma emissora adote indicadores como aqueles propostos no documento, o maior desafio é que esses pontos sejam discutidos por todas as partes interessadas: dirigentes, conselhos, academia e sociedade. "Nosso objetivo é oferecer insumos para o debate."

Para Guilherme, o documento veio em um bom momento, pois nos últimos anos diferentes governos da América Latina têm realizado investimentos para fortalecer seus sistemas públicos de comunicação. "O sistema latino-americano de emissoras públicas se desenvolveu tardiamente. É uma boa notícia o que vem acontecendo. Devem ser conduzidas avaliações sérias para que haja mais clareza sobre o quanto essas iniciativas são públicas ou governamentais. O importante é que o debate está na mesa", concluiu.


(Escrito por André Bürger e Publicado em Nós da Comunicação)

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Publicação da Unesco propõe indicadores de qualidade para emissoras públicas
Publicação da Unesco propõe indicadores de qualidade para emissoras públicas
http://2.bp.blogspot.com/-lCwqK7TYOh4/T_r6xz1sjuI/AAAAAAAAD_A/2-kFub0PEVE/s1600/reportagem_indicadores_250x250.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-lCwqK7TYOh4/T_r6xz1sjuI/AAAAAAAAD_A/2-kFub0PEVE/s72-c/reportagem_indicadores_250x250.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2012/07/publicacao-da-unesco-propoe-indicadores.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2012/07/publicacao-da-unesco-propoe-indicadores.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy