05/09/2012

As rapidinhas do Sr Comunica - discutir e dialogar

1 - Sobre diplomas jornalísticos, obrigatórios ou não, penso que existam pontos mais importantes para se debater antes. A qualidade das faculdades brasileiras; como jornalistas, diplomados ou não, são absorvidos pelo mercado e como nele se comportam; ética jornalística, tanto para as empresas quanto para os nossos colegas; como os oligopólios midiáticos do Brasil influenciam o exercício e a carreira dos jornalistas. Depois, penso que o debate sobre o diploma teria validade, mas somente depois.


2 - Tenho notado nos debates sobre educação (ensino fundamental e médio) muitas preocupações. Deve-se utilizar computadores, notebooks ou tablets nas escolas? Deve-se aumentar a carga horária? Deve-se colocar em cada classe um professor auxiliar? Deve-se usar a progressão continuada, também conhecida como aprovação automática? Muito se discute, mas para mim ainda falta o essencial: um debate sério sobre a própria estrutura educacional, com pouco mais de dois séculos e quase inalterada em todo o mundo. Perguntas simples talvez resolvam: o que a escola realmente ensina? Estamos conseguindo formar cidadãos críticos e socialmente ativos? Será que nossas escolas não estão voltadas somente a formar trabalhadores, mão de obra para o mercado?

3 - Assusta-me, agora e sempre, como a mídia noticia as dezenas de incêndios sucessivos em São Paulo. Um fenômeno nunca visto anteriormente em nenhum lugar do mundo e digno de fazer inveja ao imperador Nero, aquele que incendiou Roma. Precisamos debater o papel da mídia (em modo de oligopólio) no Brasil.

0 comentários: