20/09/2012

Unesco lança livro com reportagens investigativas do mundo todo

Por Natalia Mazotte

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançou nesta segunda-feira, 17 de setembro, o Livro Global de Casos de Jornalismo Investigativo (Global Casebook of Investigative Journalism). A obra é uma compilação de reportagens de jornalistas do mundo todo, acompanhadas dos bastidores da apuração.

"A Unesco tem apoiado iniciativas para fortalecer o jornalismo de investigação em todo o mundo, o que é crucial para a liberdade de expressão e liberdade de informação. O Casebook visa a fomentar o intercâmbio de boas práticas e de redes de jornalismo investigativo em todo o mundo", contou a organização em seu site.

A publicação traz mais de 20 matérias investigativas sobre assuntos como meio ambiente, questões sociais, saúde, tráfico de drogas e guerra ao terror. A maioria dos jornalistas apresentados no livre pertence à Global Investigative Journalism Network (GIJN), cuja conferência de 2013 acontecerá no Rio de Janeiro, junto com o 8º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

"Meu primeiro objetivo foi reunir uma ampla gama de material, de dentro e de fora da Rede Global de Jornalismo Investigativo (Gijn) - Eu tenho orgulho de ser um dos membros fundadores - que incorpora as melhores práticas em termos de levantamento de informação e de narrativa. Um segundo objetivo foi persuadir nossos colaboradores a compartilhar seus métodos de concepção, pesquisa, organização e composição - os blocos de fundação de um trabalho de investigação", explicou o autor, Mark Lee Hunter, no capítulo inicial da obra.

O livro, em inglês, pode ser baixado gratuitamente no site da Unesco.

Um comentário:

  1. Eaai blz??voltei,vir visita denovo,como eu gosto de comentar vamos la...Li esse post umas 4,5 vez,o blog é bom demais,precisar nem falar nada,alguns amigos me recomendaram,Dizem que existe Rastreador de celular. Achei este link http://www.rastreador1.com/rastreador_de_celular_rastreador_gps_autotracker.php na net e gostaria de saber se alguém pode me dar referência?como criar um blog

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.