13/02/2013

As rapidinhas do Sr Comunica - o carnaval


1 - Merece nota os comentários que ouvi durante este carnaval de 2013, não de qualquer cidadão, mas de cariocas que adoram o carnaval, o samba, o pagode e fazem parte do meu círculo de amizades. Desta vez, ouço a opinião generalizada de que não da mais para passar o carnaval no Rio de Janeiro. Os motivos são muitos, mas sempre esbarram em hiper-lotação dos espaços públicos onde passam os blocos, confusões, brigas, tumultos e assim por diante. E mais: a conclusão de que, para quem mora na Zona Oeste ou Norte, ir para a Zona Sul curtir o carnaval, é praticamente impossível. Barreiras? O transporte público, a hiper-lotação, as multidões, as brigas, o calor intenso, etc.


2 - Particularmente, sempre preferi passar o carnaval em cidades pequenas, onde a brincadeira é mais tranquila e ainda preserva características dos antigos carnavais.

3 - Pela televisão, não consigo ficar muito tempo acompanhando os desfiles. A transmissão emburrecida da Rede Globo e seus 40 repórteres pautando todo e qualquer tipo de frivolidade não me animam. Segue-se a mesma receita de outros programas: fingir que está falando do essencial, deixando-o de lado, para inundar-nos com o superficial.

4 - Dentre tantos risos e conversas agradáveis que tive nestes dias carnavalescos, cabe aqui destacar a primeira parte de um documentário que assisti sobre Woody Allen. Tão genial que marcou o meu carnaval.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.