Reino Unido chega a acordo sobre regulação da imprensa

Após o escândalo de escutas telefônicas ilegais realizadas por um dos jornais do magnata da mídia Rupert Murdoch, os três maiores partid...


Após o escândalo de escutas telefônicas ilegais realizadas por um dos jornais do magnata da mídia Rupert Murdoch, os três maiores partidos do Reino Unido chegaram a um acordo sobre a regulação da imprensa no país. Segundo o governo, um órgão regulador independente será criado e comandado por uma carta régia, mas não há certeza se haverá uma lei para apoiar a carta.

O órgão terá poder de aplicar multas elevadas (inclusive acima de 1,5 milhão de dólares), obrigar jornais a publicar correções e desculpas a vítimas, além de adotar medidas para garantir a privacidade.

Muitos detalhes ainda não foram acertados ou divulgados, mas o órgão deve ser autorregulatório, com encontros independentes, financiamento próprio e um sistema de reclamações rápidas.

Segundo a carta régia, estão incluídos na medida jornais, revistas e sites com conteúdo de notícias.

O resultado sai menos de seis meses depois da publicação do relatório do inquérito Leveson, uma ação do governo que investigou a cultura e a ética da mídia do país. No final de novembro, o inquérito recomendou a formação de um órgão regulador independente.

O caso ganhou repercussão quando investigações mostraram que o tabloide News of the World, fechado em meio ao escândalo, havia mantido por anos um esquema de escutas ilegais de telefones de celebridades e outras pessoas. Além disso, havia casos de pagamentos a autoridades para ter acesso a informações privilegiadas.

Diversos jornalistas do grupo de Murdoch foram presos e respondem processos na Justiça pelo caso.

O primeiro-ministro David Cameron afirmou que a medida não afeta a liberdade de Imprensa e que é preciso “colocar em prática um novo sistema de regulação da imprensa para garantir que esses casos [como as escutas telefônicas] jamais aconteçam novamente. Devemos fazer isso sem mais atrasos.”

Segundo o premiê, foi evitada uma “lei da imprensa”.

A carta régia não poderia ser alterada, exceto se forem respeitados os requisitos a serem definidos no documento. Ainda assim, precisaria passar pela aprovação de 2/3 terços do Parlamento. O objetivo da medida é evitar que mudanças sejam feitas por ministros.

Cada jornal vai indicar um membro para o painel de reuniões do órgão regulador, que devem seguir estritos requisitos profissionais. As vagas do corpo regulatório serão preenchidas por 1/3 de editores, 1/3 de jornalistas e 1/3 de leigos.

Os jornalistas criarão um código de conduta da imprensa, mas fica a cargo do regulador averiguar se houve violação destas diretrizes.

(Publicado na Carta Capital)

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,8,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,120,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1299,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,45,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,39,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Reino Unido chega a acordo sobre regulação da imprensa
Reino Unido chega a acordo sobre regulação da imprensa
http://4.bp.blogspot.com/-Bs1XXBPkWHk/UUd5K8esqII/AAAAAAAAGP4/aUE0L_Tx_Jk/s1600/banca-de-jornal.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-Bs1XXBPkWHk/UUd5K8esqII/AAAAAAAAGP4/aUE0L_Tx_Jk/s72-c/banca-de-jornal.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2013/03/reino-unido-chega-acordo-sobre.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2013/03/reino-unido-chega-acordo-sobre.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy