O ‘paradoxo do buraco de rua’ e o futuro do jornalismo

As notícias mais importantes para nós provavelmente nunca serão publicadas nos jornais ou divulgadas pelas emissoras de rádio e TV. Esta é...



As notícias mais importantes para nós provavelmente nunca serão publicadas nos jornais ou divulgadas pelas emissoras de rádio e TV. Esta é a essência do que o escritor norte-americano Steven Johnson chamou de “pothole paradox” (paradoxo do buraco de rua) no seu livro The Future Perfect (Riverhead Books. Nova York, 2012).

O paradoxo está no fato de que uma notícia como a de que finalmente vai ser feito o conserto do buracoque o obriga a dar a volta no quarteirão para chegar em casa, ou a de que seus vizinhos vão pedir a mudança do ponto de ônibus da rua, dificilmente sairá na imprensa, embora seja relevante para os interessados.

São notícias de fatos e eventos que estão muito mais próximos de nós e consequentemente nos interessam muito mais do que a crise financeira em Chipre ou a morte um soldado escocês no Afeganistão. Mas a agenda da imprensa vai, paradoxalmente, no sentido contrário justo no momento em que os jornais, revistas e noticiários de rádio e TV lutam desesperadamente por leitores de audiência.

O paradoxo do buraco de rua é real, não porque os jornalistas sejam incapazes de identificar os interesses do público (embora a rotina possa levá-los a esta situação), mas porque o modelo de produção de notícias adotado pela indústria da comunicação torna inviável a publicação do conserto de um buraco de rua que interessa apenas a quatro ou cinco famílias.

O modelo de negócios da imprensa tradicional está baseado na produção em massa de notícias, ou seja, uma notícia só gera retorno econômico se for vendida para o maior número possível de pessoas. Isso faz com que ela necessariamente seja o mais geral possível, deixando de contemplar as necessidades e desejos individuais dos leitores.

Um jornal é uma linha de montagem de notícias, seguindo mais ou menos o mesmo modelo de uma montadora de automóveis, que produz carros visando ao grande público e não às preferências ou necessidades individuais.

O pothole paradox, de Steven Johnson, tornou-se relevante porque a internet alterou a regra dos desejos pessoais. A tecnologia digital tornou possível a produção do jornal personalizado, que Nicholas Negroponte batizou de Daily Me, há quase 20 anos (ver detalhes aqui). O conserto do buraco de rua passou a ser uma notícia possível de ser publicada na página web dos moradores da mesma forma que a mudança do ponto de ônibus não só pode ser noticiada, mas até discutida pelos interessados e a empresa responsável.

O paradoxo do buraco de rua é um dilema a ser enfrentado não só pelos jornalistas mas também pelos empreendedores jornalísticos. O sistema atual não atende mais aos interesses dos leitores e nem à necessidade de retorno financeiro de quem precisa viabilizar o negócio da venda notícias.

A multiplicação dos projetos de noticiário local e hiperlocal é um indício de que os jornalistas estão tentando descobrir novas fórmulas de atender à crescente demanda do público por notícias relacionadas às necessidades de seu dia a dia. Mas os fracassos são mais frequentes que os casos de sucesso,porque a busca de fórmulas financeiras e administrativas para viabilizar as iniciativas dos jornalistas (profissionais e amadores) está se revelando muito mais complicada e difícil.

Nos projetos pessoais ou de pequenos grupos, as iniciativas sobrevivem enquanto durar a capacidade dos jornalistas de conciliar um trabalho não remunerado com um emprego ou atividade assalariada. O momento da verdade surge quando o interesse e a cobrança dos leitores aumentam muito em consequência do sucesso do projeto – e os jornalistas enfrentam a dura decisão de escolher entre o salário ou a satisfação profissional. A maioria acaba escolhendo a primeira opção.

Mas os grandes investidores também vivem um drama, como o do outrora todo poderoso conglomerado AOL (America Online), que fracassou redondamente em seu ambicioso projeto Patch, uma rede de páginas noticiosas locais e hiperlocais nos Estados Unidos. Hoje a empresa, além de acumular prejuízos financeiros e promover sucessivas reduções de pessoal, virou uma espécie de Judas dos internautas em pequenas cidades norte-americanas.

Não há ainda uma solução à vista. Minha aposta é a de que ela provavelmente será encontrada naparceria interativa entre jornalistas e a comunidade, combinando remuneração monetária (assinaturas e subsídios) e não monetária (trocas). É apenas uma aposta baseada mais em impressões (feelings) do que em fatos e convicções. Talvez a única certeza seja a de que ninguém descobrirá a fórmula sozinho.

(Publicado no OI)

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,7,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,7,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,32,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,87,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,17,Poesia,40,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1006,Q tem pra V,56,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,13,Vídeos,43,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: O ‘paradoxo do buraco de rua’ e o futuro do jornalismo
O ‘paradoxo do buraco de rua’ e o futuro do jornalismo
http://4.bp.blogspot.com/-wZXHFrHSP0g/UVr9jdyM5QI/AAAAAAAAGVk/mB8rHUgv2MA/s1600/21jan2013--21jan2013--moradores-colocam-objetos-para-sinalizar-um-buraco-em-rua-no-bairro-agua-branca-contagem-na-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte-mg-.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-wZXHFrHSP0g/UVr9jdyM5QI/AAAAAAAAGVk/mB8rHUgv2MA/s72-c/21jan2013--21jan2013--moradores-colocam-objetos-para-sinalizar-um-buraco-em-rua-no-bairro-agua-branca-contagem-na-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte-mg-.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2013/04/o-paradoxo-do-buraco-de-rua-e-o-futuro.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2013/04/o-paradoxo-do-buraco-de-rua-e-o-futuro.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy