07/05/2013

Comunica Tudo vai 'pros quintos'

Comunica Tudo vai 'pros quintos'
Ontem, dia 06 de maio, por conta do temporal matinal carioca, não tive como escrever o texto de comemoração ao aniversário deste sítio. O blogue Comunica Tudo vai para o quinto ano de existência. Assim, segue esta postagem comemorativa, no dia seguinte, com detalhes históricos e uma curiosidade inédita.

São cinco anos de atividade. Na verdade, sou blogueiro desde 2002 ou 2003. Nessa época, tinha blogues de poesias, nos quais publicava diariamente uma ou mais poesias de minha autoria. Um destes sítios, teve seu conteúdo recolhido e organizado num livro digital, disponível gratuitamente para download AQUI.


Escrevi em diversas plataformas diferentes (algumas extintas), até chegar ao Blogger e nele ficar. Embora eu também seja usuário de WordPress, onde mantenho um back-up do Comunica Tudo e outras pequenas páginas.

A criação do Comunica Tudo surgiu da ideia de publicar todos os trabalhos da faculdade de jornalismo, depois expandida para exercícios livres de textos. O fato é que, para meu total espanto, amigos e colegas distantes se confessaram leitores assíduos deste blogue. Professores da faculdade também liam e incentivavam. Não demorou muito para que a "blogagem" se confirmasse como um vício para mim. E vieram textos políticos, filosóficos, musicais, poéticos, entre outros.

Como muitas coisas que faço em minha vida, o blogue tinha uma concepção anárquica, ou seja, autônoma, livre de estereótipos e modelos, baseado simplesmente na auto-gestão. Nos primeiros anos, o lay-out era alterado quase que semanalmente. Mudava tudo mesmo: cores, imagens, fontes, banners. Infelizmente, acho que não tenho registros dessa época (se alguém tiver, me mande).

Hoje pela manhã, ao entrar no Comunica Tudo, vejo no topo dos textos mais lidos da semana o No dia 06 de maio comemora-se o quê?, escrito e publicado em 2010, quando a página tinha apenas dois anos. Enfim, neste texto improvisado e anárquico, o que eu mais quero fazer é agradecer a todos vocês que tornaram este espaço tão especial para mim; agradecer aos quatro prêmios em Comunicação no TopBlog (categoria profissional), aos inúmeros amigos e parceiros que tive o prazer de fazer.

P.S.: uma curiosidade. Inicialmente o blogue se chamaria 'Diário 36', como homenagem para a música Dia 36 dos Mutantes, mas o nome já estava sendo usado. Tentei uma infinidade de nomes e variáveis, todos sendo usados. Então pensei em um nome qualquer: Comunica Tudo. Estava livre e ficou. Até hoje.

Abaixo seguem alguns banners recuperados, utilizados no início do blogue











4 comentários:

  1. Aeee! Parabéns pela luta, pelo exercíco diário, pelo prazer! Te amo pelos seus despropósitos!(M.B) rs..

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado. Também te amo pelos seus despropósitos!!! E salve Manoel de Barros!!!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, parabéns. E, como leitor assiduo, muito obrigado.

    Um abraço.

    Paulo Marcel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo. Eu é que agradeço, afinal de contas, você faz parte de toda essa construção, desde o comecinho. Abraços.

      Excluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.