O Brasil precisa descobrir Gandhi e o Satyagraha

O texto abaixo escrevi originalmente em 2013. Mas creio que o momento político e social do Brasil é propício para uma releitura dele. D...


O texto abaixo escrevi originalmente em 2013. Mas creio que o momento político e social do Brasil é propício para uma releitura dele. Diante das manobras de Temer e do Congresso Nacional, vale a pena repensar o nosso modo de agir. Leia e contribua:

*
As manifestações e protestos populares que ocorrem em todo o Brasil neste marcante ano de 2013, já entraram para nossa história. Nossos filhos e netos se debruçarão sobre isto para aprender e estudar cidadania e política.

Muitos analistas, de esquerda e direita, não gostaram dos protestos. Outros apoiam. Mas o que desejo trazer para este debate é que o tal "Gigante Adormecido" ainda precisa descobrir Gandhi e sua resistência da não-violência.

Gandhi desenvolveu e aplicou a teoria chamada Satyagraha durante o processo de independência da Índia. Sobre esta teoria, declarou:

"Eu descobri o satyagraha pela primeira vez no inicio da minha busca pela verdade que não admitia o uso da violência contra um adversário, pois o mesmo deve ser desarmado dos seus erros com paciência e compaixão." - Gandhi


Embora o termo Satyagraha tenha sido usado no Brasil como nome de uma operação da Polícia Federal, o importante é o que o mestre indiano nos deixou. Quando os brasileiros perceberem que numa sociedade não são apenas vítimas reagentes de um sistema fadado ao fracasso, mas sim agentes da mudança e da sociedade que desejamos, deverão utilizar o Satyagraha em suas mobilizações.

Como? Algo essencial nesta filosofia desenvolvida por Gandhi é a não-violência e a não desistência da conquista da justiça e liberdade. Assim, procura-se meios inteligentes de atingir seus objetivos sem o uso de agressões.

Um clássico exemplo empreendido por Gandhi foi a Marcha do Sal. Diante da proibição, imposta aos indianos, da extração do sal pela Inglaterra, o Mahatma iniciou uma caminhada de 400 quilômetros, durante 25 dias, para extrair um punhado de sal com suas próprias mãos. Sem incitar nenhum tipo de violência, o mestre foi seguido por milhares de indianos.

"No dia 6 de abril, depois do banho, ritual sagrado para os hindus, Gandhi apanhou um punhado de sal à beira-mar, e seu gesto foi repetido simbolicamente pelos milhares de indianos ali presentes. Em resposta a esses atos, os britânicos prenderam mais de 50 mil indianos, entre eles o próprio Gandhi.
Mesmo com a prisão de Gandhi, a marcha continuou, em direção às salinas ao norte de Bombaim. Aproximaram-se em silêncio dos depósitos de sal, guardados por 400 policiais, que investiram contra eles com cassetetes. Os protestantes foram tombando, sem esboçar gestos de defesa. Cada coluna que avançava era igualmente abatida." - Wikipedia.

Neste momento você pode se perguntar, mas o que isso tem a ver com a independência da Índia? Leia o trecho abaixo publicado no dw.de :

A Marcha do Sal contagiou não só a Índia, mas comoveu a opinião pública de todo o mundo. O homem magro, de pequenos óculos redondos, pregador da resistência pacífica, conseguiu mobilizar uma grande ação de desobediência civil que levou, 17 anos mais tarde, à independência da Índia do colonialismo britânico, que havia se iniciado no século 18.
Sendo assim, podemos trazer a filosofia do Satyagraha para nossos dias e nossa realidade. Como? Por exemplo, se a prefeitura de nossa cidade sobe o IPTU para valores indevidos, podemos promover o não-pagamento deste imposto, em massa, até que o poder municipal (eleito numa democracia para atender aos interesses do público) reveja os valores e os atualize para algo que toda a sociedade concorde. Será um processo de amadurecimento político e democrático para toda a população.

O mesmo podemos pensar em termos de telefonia celular, por exemplo, visto que pagamos as mais altas taxas do mundo por um serviço questionável, planos de saúde, de TV paga e assim por diante. Nós, brasileiros, precisamos retomar em nossas mãos a verdadeira interação democrática e construir uma sociedade mais justa e igualitária, sem ferir ninguém, sem agressões e usando a política pacífica da não-violência criada pelo mestre Gandhi. Pensemos e façamos juntos. Não há soluções prontas e definidas para o Brasil. Teremos que descobrir juntos. Apenas penso que precisamos reinventar o modo de reagir ao poder governante, que tanto faz o povo sofrer com medidas injustas e desiguais.

(Via Marcelo D'Amico)


VOCÊ é muito importante para nós. Queremos ouvir SUA VOZ. Deixe seu comentário abaixo, após 'Related Posts'. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.


COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,86,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,55,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,12,Vídeos,42,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: O Brasil precisa descobrir Gandhi e o Satyagraha
O Brasil precisa descobrir Gandhi e o Satyagraha
https://4.bp.blogspot.com/-ohN1mV7NS0Y/UhdxXWaSoaI/AAAAAAAAHQI/kuuvMGqkzQo/s1600/Marche_sel.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-ohN1mV7NS0Y/UhdxXWaSoaI/AAAAAAAAHQI/kuuvMGqkzQo/s72-c/Marche_sel.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2013/08/o-gigante-precisa-descobrir-gandhi.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2013/08/o-gigante-precisa-descobrir-gandhi.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy