Brasileiro só gosta de ver sexo e sangue, segundo apresentadora britânica

Apresentadora de TV britânica vem ao Brasil para falar da programação da nossa televisão, que ela considera a alma de uma nação, e fica ...


Apresentadora de TV britânica vem ao Brasil para falar da programação da nossa televisão, que ela considera a alma de uma nação, e fica chocada com o que vê

São Paulo - “Eu tenho a teoria de que a televisão é a janela para a alma de uma nação”. É assim que começa o episódio sobre o Brasil do programa de televisão britânico “The Greatest Shows on Earth” (Os melhores programas do mundo, em tradução livre).


Exibido em junho na TV britânica, só agora o episódio ganhou notoriedade entre brasileiros nas redes sociais.

Se a teoria da apresentadora Daisy Donavon estiver correta, a alma do Brasil é uma mistura perversa de sexo e morte. Ou pelo menos é essa a conclusão a que ela chega após passar uma temporada no Brasil, conhecendo alguns programas da TV aberta.

“A televisão aqui valoriza o teatro do extremo, da beleza do corpo das mulheres a programas que exploram casos de polícia”, explica no começo da reportagem.

Daisy busca exemplos extremos para comprovar sua teoria. A competição “Miss Bumbum”, exibida por um canal da TV aberta, é alvo de detalhada análise. “Estou exposta a um festival da carne”, impressiona-se a apresentadora enquanto assiste à cena de um programa de auditório em que um cirurgião plástico descreve um bumbum perfeito.

Ela chega a participar de uma pegadinha com uma das participantes para entender melhor o que motiva essas meninas a se exporem dessa forma. A conclusão: “no Brasil, o bumbum pode te levar a lugares”.

A própria concorrente endossa a visão da britânica: “no Brasil, para a gente entrar na TV e na mídia, muitas vezes a gente tem que entrar pela porta dos fundos. Temos que mostrar primeiro nossa beleza, pra depois mostrar o que temos por dentro e a capacidade intelectual”.

Essa “fixação questionável com as mulheres na televisão brasileira” parece não ter limites para a britânica. Daisy faz duras críticas a determinado programa em que mulheres de biquíni competem em jogos “espetacularmente sem propósito”.

“O que me parece ser um programa degradante e sadomasoquista é transmitido, incrivelmente, às 21h de um sábado para 10 milhões de espectadores”, explica, incrédula, ao seu público.

O questionamento que se segue, é desconcertante: “se a televisão brasileira está disposta a tratar as mulheres dessa forma em sua busca por espectadores, existe algum limite que ela não cruzaria?”.

A resposta vem banhada em sangue. A jornalista britânica vai ao norte do país para conhecer melhor o que considera uma forma inesperada de entretenimento: os sangrentos programas policiais. “É isso que as pessoas assistem para o entretenimento na hora do almoço?”

Daisy se impressiona com a proximidade com que o sexo e a morte convivem na mídia brasileira. Por aqui, ambos são mais visíveis do que em outros lugares e talvez por isso mesmo, parece que há entre os brasileiros uma sensação de “aproveite o momento”.

“Meu Deus, esse país não é para os de coração fraco”, conclui.

Veja o programa:


(Por Exame)

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,8,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,120,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1299,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,45,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,39,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Brasileiro só gosta de ver sexo e sangue, segundo apresentadora britânica
Brasileiro só gosta de ver sexo e sangue, segundo apresentadora britânica
http://2.bp.blogspot.com/-QbVVCadS-qs/UjM38XuuYsI/AAAAAAAAHZI/bOdXlr7oVuI/s1600/size_590_P%C3%A2nico_na_TV.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-QbVVCadS-qs/UjM38XuuYsI/AAAAAAAAHZI/bOdXlr7oVuI/s72-c/size_590_P%C3%A2nico_na_TV.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2013/09/brasileiro-so-gosta-de-ver-sexo-e.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2013/09/brasileiro-so-gosta-de-ver-sexo-e.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy