Cláudia, alvejada e arrastada pela polícia

A morte da auxiliar de serviços Cláudia da Silva Ferreira é daquelas histórias em que a realidade supera qualquer esforço para se ima...


A morte da auxiliar de serviços Cláudia da Silva Ferreira é daquelas histórias em que a realidade supera qualquer esforço para se imaginar o horror. É também uma tragédia terrivelmente brasileira que, absurdamente, ainda faz parte do nosso cotidiano.
Cláudia foi surpreendida no meio de um tiroteio no morro da Congonha, no Rio, quando ia à padaria. Segundo seu marido, o vigia Alexandre da Silva, ela saiu para comprar 3 reais de pão e 3 de mortadela.
Atingiram-na no pescoço e nas costas. Quem fez os disparos? De acordo com moradores, os policiais que subiam a favela. Já a PM informou que ela foi encontrada baleada.
Dois subtenentes e um soldado, então, a colocaram no porta-malas de uma viatura. A caminho do hospital, o porta-malas abriu e o corpo de Cláudia foi arrastado por ao menos 250 metros.
A cena, postada num vídeo pelo jornal Extra, é dantesca. Foi capturada por um cinegrafista amador. Presa por um pedaço de roupa, ela desliza pelo asfalto, inerte. Os policiais só a colocam de volta no camburão quando param num farol.
Teria sido “socorrida” com vida. Ao chegar ao hospital, estava morta. Seu caixão estava lacrado no velório. Os três PMs prestaram depoimento e foram detidos. Emitiu-se um pedido de desculpas oficial: “Lamentamos muito a forma como a senhora Cláudia foi socorrida, é uma forma que nós não toleramos. A corporação não compactua com isso.” Houve um protesto de moradores.
Cláudia era mais uma cidadã invisível. Até agora, não houve uma mísera manifestação de apoio à família por parte de Dilma, do prefeito Eduardo Paes, do governador Sérgio Cabral. O que eles fizeram por ela? Nada.
Para além da desumanidade e da incompetência dessas operações, é o caso de se perguntar por que a PM fluminense ainda tem permissão para socorrer feridos em suas ações. Em São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública proibiu policiais militares de prestarem socorro. Foi uma maneira de combater as fraudes em que o sujeito morria ao “dar entrada” no hospital. Um dos resultados dessa medida foi que a PM paulista matou, até julho de 2013, 41% menos do que no mesmo período do ano anterior.
“Ela não deixava a gente ficar na rua com medo de acontecer alguma coisa ou de confundirem a gente com traficantes”, contou um de seus filhos (ela tinha quatro). Alexandre diz que Cláudia foi “tratada como um bicho”. Para a polícia, para os governos, é tudo a mesma coisa: sacos de lixo pendendo de pára-choques.
(Por DCM)
INFORME: Independente, o blog Comunica Tudo é uma publicação mantida por um único autor/editor, com colaborações eventuais de outros autores. Dê o seu apoio a esta iniciativa: contribua.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,43,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,9,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Cláudia, alvejada e arrastada pela polícia
Cláudia, alvejada e arrastada pela polícia
http://2.bp.blogspot.com/-tlzInzTsK00/UyiwzL0IOAI/AAAAAAAAIus/uPYONfm4g_I/s1600/claudia-da-silva-ferreira.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-tlzInzTsK00/UyiwzL0IOAI/AAAAAAAAIus/uPYONfm4g_I/s72-c/claudia-da-silva-ferreira.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2014/03/claudia-alvejada-e-arrastada-pela.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2014/03/claudia-alvejada-e-arrastada-pela.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy