12/08/2014

Andar de bicicleta pode melhorar sua capacidade mental


Exercitar-se, em especial de bicicleta, pode melhorar a sua capacidade mental. Então, se eu aumentar a minha carga de exercícios, eu posso aumentar proporcionalmente a minha perspicácia, foco e concentração? Segundo o Dr. Christie, “nem tanto. Neste caso, o mais nem sempre é o melhor, principalmente a curto prazo”, diz o PhD. O mesmo estudo que relatou os benefícios para o cérebro a partir de uma sessão curta de exercícios também revelou que esforços mais intensos podem comprometer temporariamente a memória bem como o processamento de informações.

É clara a associação em que atividades físicas tais como ciclismo aumentam a produção dos chamados “hormonios do bem-estar “, como a serotonina e a dopamina.

A filha adolescente do Christie também começa seu dia com a prática de exercícios, especificamente remo, geralmente com treinos intervalados. Mas no caso dela, em vez dos exercícios deixarem seu cérebro mais eficaz, o treino a deixa um pouco “lenta”, em especial quando ela chega à escola. Segundo Christie, ”a curto prazo , você fica em uma curva em forma de U com relação ao exercício e aos benefícios mentais “. Ele segue dizendo: ” muito pouco exercício e seu cérebro não recebe o que ele precisa para trabalhar de forma otimizada. E exercício demais faz com que seu corpo “roube” glicose, bem como outros recursos de que necessita, impedindo inclusive a nossa plena atividade cerebral, até que o corpo se recupere.”

Dito isto, o ponto ideal para a acuidade mental acentuada logo após o exercício é de cerca de 30 a 60 minutos de atividade aeróbica, utilizando-se cerca de 75 por cento de sua freqüência cardíaca máxima, ou um esforço de 7 em uma escala de 1 (completamente parado) a 10 (fazendo de tudo) .

É óbvio que existem muito mais benefícios de se exercitar para a nossa condição mental do que apenas melhorar a sua inteligência . E uma boa parte da ciência atual apóia a idéia de que um bom passeio também pode trazer benefícios emocionais.

Bora exercitar nosso cérebro e nossas emoções!!!

(Por Revista Bicicleta)

INFORME: Independente, o Comunica Tudo é mantido por um único autor/editor, com colaborações eventuais de outros autores. Dê o seu apoio a esta iniciativa: clique nas publicidades ou contribua.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.